ESCOLHAS E SIGNIFICADOS

O QUE PERMEIA A TRAJETÓRIA DO MÉDICO PROFESSOR?

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Autores

  • Daniele Freitas Bica Madalozzo Universidade Integrada da Região do Alto Uruguai e das Missões
  • Luci dos Santos Bernardi Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões https://orcid.org/0000-0001-6744-9142

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1333

Palavras-chave:

Professores, Médicos, Ensino Superior, Educação Médica

Resumo

A formação pedagógica do profissional de medicina e docente no ensino superior vem assumindo espaço relevante em âmbito acadêmico. Conhecer a trajetória dos médicos professores colocou-se como elemento substancial desta pesquisa qualitativa, realizada com docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Rio Grande, FURG. Este artigo tem por objetivo como objetivo conhecer elementos mobilizadores da carreira docente na Educação Superior e discutir acerca do significado dessa profissão docente, a partir de relatos sobre trajetórias acadêmica e ocupacional de profissionais com formação em Medicina que ingressaram como docentes na Educação Superior. O estudo de caso incluiu entrevistas com 10 professores médicos. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e resultou nas categorias: "Escolhas" e “Significados”, entre outras, não presentes neste artigo. A pesquisa mostrou que a carreira docente é uma escolha importante e significativa para os professores de medicina que encontram realização e satisfação em compartilhar conhecimentos e ajudar na formação de bons futuros médicos, tema de interesse mundial.

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Biografia do Autor

Daniele Freitas Bica Madalozzo, Universidade Integrada da Região do Alto Uruguai e das Missões

Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW. Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG  e com Residência médica em Oftalmologia no Hospital Angelina Caron. Professora do Curso de Medicina da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI/Erechim.

Luci dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação Científica e Tecnológica e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Membro do Grupo de Pesquisa, Processos Educativos: Formação de Professores, Saberes e Práticas (GPPE), participa da Red Internacional de Etnomatemática (REDINET) e da Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (REDHUMANI). Participa da Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma como Delegada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

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Publicado

2025-05-22

Como Citar

Madalozzo, D. F. B., & Bernardi, L. dos S. (2025). ESCOLHAS E SIGNIFICADOS: O QUE PERMEIA A TRAJETÓRIA DO MÉDICO PROFESSOR?. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(3), 01–15. https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1333

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