RESENHA DA A PATRIMONIALIZAÇÃO CULTURAL DE ARQUIVOS NO BRASIL
Visualizações: 237DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1321Palavras-chave:
Arquivos, Patrimonialização Cultural, Francisco Alcides Cougo JúniorResumo
O livro A patrimonialização cultural de arquivos no Brasil, de autoria de Francisco Alcides Cougo Júnior que é natural de Rio Grande / RS. É Professor Adjunto do Departamento de Arquivologia, Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2021). Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Graduado em História - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2008). Entre 2004 e 2010, atuou na área de História & Música, Direitos Humanos e Comunicação.
A tese que resultou na presente obra empregou uma perspectiva histórica a partir de um viés guiado pelo método dialético e com caráter qualitativo e olhar indutivo. Sob a ótica historiográfica se insere na linha da História Social com ênfase, de acordo com a linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação Memória Social e Patrimônio Cultural, na linha Políticas de memória e patrimônio no MERCOSUL.
Downloads
Referências
OLIVEIRA, Ana Maria Carvalho dos Santos. Recôncavo Sul: Terra, Homens, Economia e Poder no Século XIX, Salvador, EDUNEB, 2003.
NEDEL, Letícia Borges. Da sala de jantar à sala de consulta: o arquivo pessoal de Getúlio Vargas nos embates da história política recente. In: TRAVANCAS, Isabel; ROUCHOU, Joëlle; HEYMANN, Luciana (org.) Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa. Rio de Janeiro. Ed. FGV, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.