SOBRE A REINVENÇÃO DA ESCOLA MODERNA

PACTOS E ALIANÇAS DISCURSIVAS E PEDAGOGIAS DESVIADAS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1276

Palavras-chave:

Educação, Escola, Modernidade

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar outros modos e alternativas epistemológicas para pensarmos a educação, a escola e seus currículos, apresentando uma leitura analítica dos dobramentos da escola moderna mediante as interlocuções entre as tradicionais e as insurgentes narrativas acerca das funções da instituição escolar, sem a pretensão de construir um processo linear e progressista das teorias e práticas que disputam a escola. Também não temos a intenção de salvaguardar um determinado modelo ou formato de escola, até porque correríamos o risco de negligenciar outros modos de pensar a escola, ou seja, a ideia não é defender um modelo único ou uma estrutura de escola ideal, mas sim abrir espaço e brechas para considerarmos outras maneiras de pensar a educação. Assim sendo, esse escrito é influenciado por uma metodologia cartográfica pós-crítica, que busca fugir de metanarrativas, discursos universais ou neutros, e sobretudo, defende a crítica radical no/do próprio território de disputas e alianças das teorias críticas, fortemente difundidas na educação brasileira.  Ao final argumenta-se e conclui-se que a escola é pendular, ao ponto que se afasta da ideia de uma “coisa em si”, se aproxima de um funcionar, agenciar, arquitetar e subverter os saberes. Nesse sentido, debruçar-se sobre os discursos da escola do passado significa, sobretudo, refletir acerca da escola no presente, da escola que defendemos e que estamos a construir, nos territórios em que estamos inseridos, a partir do diálogo com as epistemologias dissidentes, como: estudos gays (teorias queer, quare, crip), estudos feministas e estudos afro diaspóricos.

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Biografia do Autor

Carlos Edimilson Avila de Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSM. Bolsista Mestrado (CAPES). Possui Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade Focus (2022). Graduado em Filosofia-Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2022). Membro do grupo de pesquisa "Rizoma - Políticas, Currículo e Educação" /CNPq.

Joacir Marques da Costa, Univeridade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutor em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa "Rizoma - Políticas, Currículo e Educação" /CNPq. Professor/Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG/UFSM). Coordenador da Especialização em Estudos de Gênero (EEG/UFSM).

Eliziane Tainá Lunardi Ribeiro, Univeridade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação (UFSM), Especialista em Gestão Educacional (UFSM), Educadora Especial (UFSM) e Pedagoga (UFSM )na rede municipal de Educação da cidade de Santa Maria/RS.

Lidiane Londero Perlin, Univeridade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação (UFSM), Especialista em Gestão Educacional (UFSM), Educadora Especial (UFSM) e Pedagoga (UFSM )na rede municipal de Educação da cidade de Santa Maria/RS.

Valeska Karine Mesquita Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Também esta finalizando a graduação em Direito na Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Atua como educadora no projeto de Extensão de Educação Popular Praxis. Desenvolve pesquisas no campo direito constitucional e politicas de formação de professores.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

Lima, C. E. A. de, Costa, J. M. da, Ribeiro, E. T. L., Perlin, L. L., & Pereira, V. K. M. (2024). SOBRE A REINVENÇÃO DA ESCOLA MODERNA: PACTOS E ALIANÇAS DISCURSIVAS E PEDAGOGIAS DESVIADAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(5), 01–27. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1276

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