LIDERANÇA FEMININA NO SETOR PÚBLICO

O QUE ESTAMOS APRENDENDO COM AS PESQUISAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS?

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1191

Palavras-chave:

Liderança Feminina, Administração Pública, Revisão Sistemática de Literatura (RSL), Estereótipos de Gênero, Políticas Públicas Inclusivas

Resumo

A liderança feminina tem se consolidado como um tema central em discussões nacionais e internacionais, especialmente no contexto da Administração Pública brasileira, em que a representação de gênero tem ganhado maior relevância nas últimas décadas. Este estudo tem como objetivo apresentar um panorama sobre a liderança feminina no setor público brasileiro, utilizando, como metodologia, a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) no período de 2018 a 2023. A pesquisa foi conduzida seguindo o protocolo de Cronin, Ryan e Coughlan (2008) e realizada em bases científicas como Scielo, Web of Science, ScienceDirect, Mendeley, CAPES, Google Acadêmico e Scopus. Foram analisados 30 artigos que discutem as principais barreiras enfrentadas por mulheres em cargos de liderança no setor público, além de temas como estilos de liderança, estereótipos de gênero e representatividade. Os resultados indicam que as mulheres ainda enfrentam desafios significativos para ascender e desempenhar funções de liderança. Com base nessas análises, o estudo propõe direções para agendas de pesquisa futuras e subsidia a formulação de políticas públicas inclusivas, com o objetivo de promover a igualdade de gênero na Administração Pública.

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Biografia do Autor

Zaira Pires Ferreira, Universidade de Brasília

Graduada em Administração pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste – UNIDESC. Especialista em Gestão Pública pela FORTIUM. Aluna do mestrado profissionalizante em Gestão Pública pela Universidade de Brasília - UnB. Servidora Pública do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional desde 2006.

Luís Felipe de Oliveira Nabuco de Araújo, Universidade de Brasília

Graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Administração Pública pelo IESB. Aluno do mestrado profissionalizante em Gestão Pública pela Universidade de Brasília - UnB. Servidor Público do Ministério de Portos e Aeroportos desde 2014. Assessor Parlamentar do Ministério de Portos e Aeroportos.

Marco Aurélio Crepory Franco, Universidade de Brasília

Nascido no Rio de Janeiro - RJ, morador de Brasília há 50 anos, graduado em Gestão Pública pela Universidade do Distrito Federal - UDF, trabalhou e diversas instituições públicas e privadas, desde 2009 é servidor do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, lotado no Departamento de Articulação e Gestão. Atualmente aluno do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública da Universidade de Brasília - UnB.

Maria Júlia Pantoja, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasília (UnB) no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Possui Doutorado e Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (UnB). Atuou em diversas áreas executivas e de gestão na administração pública federal: Coordenadora-Geral de Desenvolvimento de Pessoas, na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Coordenadora-Geral de Desenvolvimento de Pessoas, na Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SRH/MP) e integrante do Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas - PNDP; Assessora Especial do Procurador Geral de Justiça do MPDFT, na coordenação do Escritório de Gestão por Competências. Coordenadora do Grupo de Pesquisa UnB/CNPq Gestão do Trabalho, Liderança e Transformação Digital. Possui publicações de artigos em periódicos indexados, bem como livros e manuais técnicos abordando temas nas áreas de gestão por competências, aprendizagem, educação corporativa e gestão do conhecimento, qualidade de vida no teletrabalho (e-QVT), liderança pública, gênero, competências emergentes no contexto da transformação digital, tecnologias sociais nos novos arranjos produtivos do agronegócio, qualidade alimentar em escolas.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Ferreira, Z. P., Araújo, L. F. de O. N. de, Franco, M. A. C., & Pantoja, M. J. (2024). LIDERANÇA FEMININA NO SETOR PÚBLICO: O QUE ESTAMOS APRENDENDO COM AS PESQUISAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS? . Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(6), 01–24. https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1191

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