O BIOMA PAMPA E O ENSINO DE CIÊNCIAS

UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA NO GOOGLE ACADÊMICO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1169

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Bioma Pampa

Resumo

O estudo identificou como o bioma Pampa tem sido abordado em relação ao Ensino de Ciências em artigos científicos no Google Acadêmico, entre 2011 a 2023. Metodologicamente, é um estudo qualitativo e exploratório e pesquisa bibliográfica, onde para análise dos dados foi utilizado Análise de Conteúdo. Após a busca e verificação, identificou-se trinta e cinco (35) artigos, agrupados em três categorias: Abordagens do bioma Pampa no Ensino de Ciências; O bioma Pampa como Tema Gerador no estudo da Educação Ambiental; e Compreensões e Percepções sobre o bioma Pampa. Os resultados apontam que o bioma Pampa é pouco abordado em relação ao ensino, e demonstram a possibilidade de vincular a temática à Educação Ambiental. Por fim, sugere-se uma reorganização no ensino e, na prática, com a inserção de conteúdos que envolvem o bioma Pampa, bem como a realização de mais pesquisas nessa área.

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Biografia do Autor

Luiza Frigo Pinto, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2016). Durante a graduação participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (Pet - Biologia) da Capes de 2013 a 2014. Também participou como bolsista do Subprojeto Redimensionando a Formação de Professores de Ciências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, vinculado ao Projeto Institucional do PIBID IF Farroupilha: a Integração de Saberes e Fazeres de Docentes em Formação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES de 2015 a 2016. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGECQV, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, integrante do COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências.

Bruna Ambros Baccin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2016). Mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). No ensino de Biologia, participou como bolsista do subprojeto - Redimensionando a Formação de Professores de Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID-CAPES, vinculado ao Projeto Institucional do PIBID IF Farroupilha: a Integração de Saberes e Fazeres de Docentes em Formação; da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES de 2011 a 2013. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino e Educação Profissional e Tecnológica (IFFar- SVS).

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa

Professor de Química efetivo pela 35ª Coordenadoria Regional de Educação, com atuação na
cidade de São Borja-RS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em
Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus Uruguaiana. Possui
formação inicial em Magistério (Curso Normal) de nível médio (2018), obtida no Instituto de
Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Licenciado em Ciências da Natureza (2023)
na UNIPAMPA, campus Uruguaiana. Foi bolsista CAPES por meio do Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desempenhando suas atividades na EMEF
Moacyr Ramos Martins, na cidade de Uruguaiana/RS, onde se dedicou a superar os desafios
do Ensino de Ciências da Natureza, com foco na promoção do Letramento Científico (2020-
2022). Recebeu reconhecimento ao ser contemplado com uma bolsa do banco Santander, por
meio do edital 235/2020, destinado a graduandos com destacado desempenho acadêmico.
Desenvolveu o projeto de extensão intitulado “Processos de Formação e Articulações
Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza”, conforme edital n° 40/2021.
Este projeto resultou na criação de um curso de extensão, orientado pelo Prof. Dr. Ailton
Jesus Dinardi. Exerceu a função de professor residente pedagógico com bolsa CAPES na
EMEB Dom Fernando, na modalidade de Educação do Campo em Uruguaiana-RS. Desde
2021 é membro do grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de
Ciências (COMCIÊNCIA), consolidando seu envolvimento ativo na comunidade acadêmica e
sua dedicação ao avanço do conhecimento na área de Ciências da Natureza.

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005, Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando como líder do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência, e vice-líder no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e e como Reitor da Universidade Federal do Pampa. Pai da Eduarda, da Alice e do Francisco. Já integrou a banda Palometas do Sucesso e Acústico Regressivo. É produtor de cerveja artesanal (Cervejaria Xisme). Site do Laboratório de Biologia e Diversidade Animal: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/lbda/

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

Pinto, L. F., Baccin, B. A., Cunha, F. I. J., & Pessano, E. F. C. (2024). O BIOMA PAMPA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA NO GOOGLE ACADÊMICO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1169

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