CIÊNCIAS, LINGUAGENS E INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO
UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1161Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ensino Médio, Contextualização, Linguagem CientíficaResumo
A interdisciplinaridade no contexto curricular representa um enfoque educacional que transcende as fronteiras tradicionais das disciplinas acadêmicas, buscando integrar conhecimentos, abordagens e perspectivas de diversas áreas do saber. Essa abordagem visa enriquecer a compreensão dos estudantes ao promover conexões entre diferentes campos, permitindo-lhes explorar problemas complexos de maneira mais holística e contextualizada. Ao incorporar elementos interdisciplinares no currículo, as instituições de ensino visam preparar os alunos para enfrentar os desafios do mundo real, onde soluções eficazes, muitas vezes, requerem a colaboração entre especialidades. Além disso, a interdisciplinaridade estimula habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade, capacitando os alunos a se tornarem aprendizes ao longo da vida, capazes de se adaptar a cenários em constante evolução. Neste viés, o presente trabalho envolve uma pesquisa bibliográfica a respeito do currículo e possíveis relações de interdisciplinaridade entre as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio. Para tanto, realizamos um estudo de revisão bibliográfica de teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações buscando trabalhos que apresentam os descritores: currículo, linguagem científica, ciências, linguagens e interdisciplinaridade no seu título ou resumo. Assim, apresentamos os resultados relacionados a esta pesquisa, buscando enfatizar a importância da interdisciplinaridade e a escassez de trabalhos que envolvem esta temática no meio acadêmico, principalmente na Pós- Graduação.
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