CIÊNCIAS, LINGUAGENS E INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO

UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Visualizações: 37

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1161

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino Médio, Contextualização, Linguagem Científica

Resumo

A interdisciplinaridade no contexto curricular representa um enfoque educacional que transcende as fronteiras tradicionais das disciplinas acadêmicas, buscando integrar conhecimentos, abordagens e perspectivas de diversas áreas do saber. Essa abordagem visa enriquecer a compreensão dos estudantes ao promover conexões entre diferentes campos, permitindo-lhes explorar problemas complexos de maneira mais holística e contextualizada. Ao incorporar elementos interdisciplinares no currículo, as instituições de ensino visam preparar os alunos para enfrentar os desafios do mundo real, onde soluções eficazes, muitas vezes, requerem a colaboração entre especialidades. Além disso, a interdisciplinaridade estimula habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade, capacitando os alunos a se tornarem aprendizes ao longo da vida, capazes de se adaptar a cenários em constante evolução. Neste viés, o presente trabalho envolve uma pesquisa bibliográfica a respeito do currículo e possíveis relações de interdisciplinaridade entre as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio.  Para tanto, realizamos um estudo de revisão bibliográfica de teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações buscando trabalhos que apresentam os descritores: currículo, linguagem científica, ciências, linguagens e interdisciplinaridade no seu título ou resumo. Assim, apresentamos os resultados relacionados a esta pesquisa, buscando enfatizar a importância da interdisciplinaridade e a escassez de trabalhos que envolvem esta temática no meio acadêmico, principalmente na Pós- Graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Medeiros dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Erica do Espirito Santo Hermel, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora do Programa de Pós-graduação Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul- Cerro Largo - UFFS.

Referências

ALARCÃO, Isabel, Professores reflexivos em uma escola reflexiva – 8ª ed. – São Paulo: Cortez,2011.

Barros, Pedro Renato Pereira. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: um olhar através dos Parâmetros Curriculares Nacionais' 28/02/2009 122 f. Profissionalizante em ENSINO Instituição de Ensino: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, Belo Horizonte Biblioteca Depositária: Biblioteca Padre Alberto Antoniazzi

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf . Acesso em: 10/08/2023.

BRUNER, J. S. (1973a) O Processo da Educação. (5a ed.) Nacional.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 18ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, I. C. (Org.). O que é interdisciplinaridade?. São Paulo: Cortez, 2008.

FREITAS, Aline Zorzi Schultheis de; PINTO, Alline Penha; PIMENTA, Jussara Santos. A construção do currículo e os desafios da escola na sociedade contemporânea. Revista Educação Pública, v. 21, nº 17, 11 de maio de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/17/a-construcao-do-curriculo-e-os-desafios-da-escola-na-sociedade-contemporanea

GALIAZZI, Maria do Carmo; AUTH, Milton; MORAES, Roque; MANCUSO, Ronald Mancuso, Construção curricular em rede na educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. – 408 p. – (Coleção educação em ciências)

GALIAZZI, Maria do Carmo; Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências / Maria do Carmo Galiazzi. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

GÜLLICH, R. I. C. O livro didático, o professor e o ensino de ciências: um processo de investigação-formação-ação. 2012, 263 f. Tese (Doutorado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Campus Ijuí, 2012.

KRASILCHICK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.

LOPES, A.; DE MELO, G.; BRUM, A.; OCAMPO, D. Percepções dos professores sobre interdisciplinaridade em um curso de formação continuada online. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 4, p. 1-17, 21 dez. 2022.

LOPES, E. da S.; LEITE, F. de A.; HERMEL, E. do E. S. Das teorias de currículo às concepções de Experimentação: contradições eminentes em PPCs de Institutos Federais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–19, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n1a17. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3270. Acesso em: 19 ago. 2023.

MACEDO, E. Base Nacional Comum para Currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Educação e sociedade, v. 36, n. 133, p. 891-908, 2015.

MARQUES, M.O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 4. Ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001. 168p.

MARQUES, Mario Osorio, A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. 2ª ed. – Ijuí : Unijuí, 2000.

MENDONCA, DURVAL ARAUJO DE. Uma proposta de ensino de óptica geométrica através de pinturas com o uso da ferramenta sway' 12/09/2022 151 f. Mestrado Profissional em Ensino de Física - PROFIS Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, São Paulo Biblioteca Depositária: BIBLIOTECA UECE

MORAES, Maria Cândida. Contextualizando a problemática educacional. In: ENRICONE, Délcia; GRILLO, Marlene. Educação Superior: vivências e visão de futuro. Porto Alegre:EDIPUCRS,2005.

MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa, SILVA, Tadeu Tomaz (organizadores) Currículo, Cultura e sociedade .7.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo. Currículo, conhecimento e cultura. Organização do documento: Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: MEC/SEB, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf. Acesso em: 19 ago. 2023.

NICOLODI, Elaine. Políticas Públicas de Reestruturação no Ensino Médio: As reformas implantadas pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás no período 2000/2010.2013

OLVEIRA, Ana Cláudia Tabosa Mendes de, Educação estética nas práticas curriculares do Ensino Médio Integrado – Olinda, PE: O autor. 2020.

ORLANDI, E. P. 1999. Discurso e Leitura. São Paulo: Cortez, 4ª ed.

RAMOS, DENIS PAIVA. INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO: EDUCAÇÃO CTS NAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA NO ENEM ENTRE OS ANOS DE 2018-2020' 01/09/2022 196 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS, Alfenas Biblioteca Depositária: Biblioteca Central UNIFAL-MG

SACRISTÁN, G., J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOS, Camila Souza dos. Cortiços: modos de ler e de habitar. Dissertação de Mestrado, Profletras – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2016.

SANTOS, PABLO MATTOS. A Educação Física nos exames estandardizados nacionais: uma análise de sua inserção no ensino médio em contexto americano e europeu' 28/09/2022 undefined f. Mestrado em EDUCAÇÃO FÍSICA Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, Vitória Biblioteca Depositária:

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A.M.P. 2011. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 5977.

SILVA, N. S.; AGUIAR JUNIOR, O. G. A estrutura composicional dos textos de estudantes sobre ciclos de materiais: evidências de uso e apropriação da linguagem científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 4, p. 801-816, 2014.

SILVA, Tadeu Tomaz. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3.ed.. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2010.

SOARES, ELIEL FARIAS. LETRAS DE MÚSICA E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADE E DESAFIOS PARA UM ENSINO INTERDISCIPLINAR' 16/12/2021 90 f. Mestrado em CIÊNCIAS HUMANAS Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO, São Paulo Biblioteca Depositária: UNISA

Downloads

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Santos, K. M. dos, & Hermel, E. do E. S. (2024). CIÊNCIAS, LINGUAGENS E INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–25. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1161

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.