AQUAPONIA COMO RECURSO PARA A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Visualizações: 292

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1087

Palavras-chave:

Ensino de Ecologia, Sistema Aquapônico, Currículo

Resumo

No contexto do ensino de Ecologia na educação básica do Brasil, identifica-se uma lacuna, sendo criticado por ser predominantemente teórico e baseado na memorização de conceitos, o que compromete o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a formação de uma ética ambiental nos estudantes. Diante desse cenário, propõe-se a utilização do sistema aquapônico como recurso didático para promover a alfabetização ecológica e contribuir para a formação integral dos estudantes. A técnica, integrando aquicultura e hidroponia, destaca-se por seu potencial pedagógico pouco explorado na educação básica, proporcionando uma abordagem prática e integrada às questões ambientais. A pesquisa apresenta possíveis práticas de ensino com o sistema aquapônico, relacionando-as às diretrizes curriculares da BNCC, os conceitos-chave e princípios para a alfabetização ecológica e aos quatro pilares da educação da UNESCO. Conclui-se que o potencial contributo do uso do sistema aquapônico vai além de dinamizar aulas ou torná-las práticas, promovendo uma abordagem integrada às questões científicas, tecnológicas e sociais, reiterando a importância da sua disseminação mediante políticas intersetoriais para formação de professores e integração com comunidades e famílias

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yoshiaki Nogueira Miyazaki, Ministério da Pesca e Aquicultura

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), foi bolsista de iniciação à docência (PIBID/CAPES) e de iniciação científica (PIBIC/CNPq e IC/FAPESP), dedicando-se ao estudo de aspectos da ecologia de peixes de riachos, ecologia da paisagem e à atividade de pesca na bacia do alto rio Paraná. Atuou como assessor técnico junto à Colônias de Pescadores do noroeste paulista e atualmente chefia a Divisão de Territórios Pesqueiros, junto ao Departamento de Territórios Pesqueiros e Ordenamento da Secretaria Nacional de Pesca Artesanal do Ministério da Pesca e Aquicultura. Tem experiência e interesse nas áreas de Ordenamento Pesqueiro Continental e Defesa e Promoção dos Direitos das Pescadoras e Pecadores Artesanais e de seus Territórios. 

Renan Pinton de Camargo, Universidade Estadual de Campinas

Engenheiro Florestal pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo (2009). Mestre (2018) e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sua pesquisa tem por foco a gestão do ambiente em território rural, nomeadamente para a restauração de ecossistemas florestais. Possui experiência profissional em silvicultura e gestão ambiental.

Maxwell Luiz da Ponte, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017), Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra (2018) e Doutor em Ciências (2022) pelo Programa de Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Área de Avalição/CAPES 46 - Ensino). Entre 2022 e 2023, atuou como professor de educação básica (PEB II) ministrando Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto. Atualmente é Professor Adjunto (Setor de Ensino de Ciências e Biologia) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE - Campus Itaperi), integra o Grupo de Pesquisa Ensino em Ciências e Formação Docente - ENCEFORD da UECE e é docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional PROFBIO/UECE.

Referências

ANTUNES, A.; PADILHA, P. R. Educação Cidadã, educação integral: fundamentos e práticas. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.

BARROS, A.; ARAÚJO, J.. Aulas de campo como metodologia para o ensino de ecologia no ensino médio. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 9, n. 20, p. 80-88, 2017. Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/249. Acesso em: 20 jan. 2024.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de

Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996

BRASIL. Educação integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: MEC, Secad, 2009. 52 p.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/CONSED/UNDIME. 2018.

CAIN, M.; BOWMAN, W.; HACKER, S. Ecologia. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

CAPRA, F. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2005.

CAPRA, F. Falando a linguagem da natureza: princípios da sustentabilidade. In: STONE, M.; BARLOW, Z. (Orgs.). Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultri, 2006. pp. 46-57.

CAPRA, F.. Sustainable Living, Ecological Literacy, and the Breath of Life. Canadian Journal of Environmental Education, v. 12, n. 1, p. 9-18. Disponível em: https://cjee.lakeheadu.ca/article/view/624. Acesso em: 20 jan. 2024.

CARMO, H.; FERREIRA, M.. Metodologia da Investigação–Guia para Auto-aprendizagem. 2. ed. Lisboa: Universidade Aberta, 2008.

CRUZ, D. D.. Ecologia. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.

DELORS, J.; AL MUFTI, I.; AMAGI, I.; CARNEIRO, R.; CHUNG, F.; GEREMEK, B.; GORHAM, W.; KORNHAUSER, A.; MANLEY, M.; NANZHAO, Z; QUERO, M. P.; SAVANÉ, M. A.; SINGH, K.; STAVENHAGEN, R.; SUHR, M. W.; NANZHAO, Z. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo, SP: Cortez, 2010. 281 p.

DIVER, S.; RINEHART, L.. Aquaponics – Integration of hydroponics with aquaculture. Montana, Estados Unidos da América: Attra, 2010. 28p.

DUARTE, A.. J.; MALHEIRO, B.; RIBEIRO, C.; SILVA, M. F.; FERREIRA, P.; GUEDES, P.. Developing an aquaponics system to learn sustainability and social compromise skills. Journal of Technology and Science Education, v. 5, n. 4, p. 235-253, 2015. DOI: 10.3926/jotse.205

ELLIOTT, J. El cambio educativo desde la investigación-acción. 4. ed. Madrid: Ediciones Morata, 2005.

ELLIOTT, J. La Investigación-acção em educación. 6. ed. Madrid: Ediciones Morata, 2010

FELIZ, F. H. M.; OLIVEIRA, M. C. A. Ensino de Ecologia em artigos do Encontro Nacional De Ensino De Biologia (EnEBio). In: LIMA, J. R.; OLIVEIRA, M. C. A.; CARDOSO, N. S. (Orgs.). Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed.Campina Grande: Editora Realize, 2021, v. 1, p. 3880-3888.

FONSECA, G.; CALDEIRA, A. M. A. Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 3, p. 70-92, 2008. DOI: 10.3895/S1982-873X2008000300006.

GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

GENELLO, L.; FRY, JILIAN P.; FREDERICK, JOHN ADAM; LI, XIMIN; LOVE, DAVID C. Fish in the classroom: a survey of the use of aquaponics in education. European Journal of Health & Biology Education, v. 5, n. 1, p. 1-12, 2016. DOI: 10.20897/lectito.201502.

KÖNIG, B.; JUNGE, R.; BITTSANSZKY, A.; VILLARROEL, M.; KŐMÍVES, T.. On the sustainability of aquaponics. Ecocycles, v. 2, n. 1, p. 26-32, 2016. DOI: 10.19040/ecocycles.v2i1.50

KRIZEK, J. P. O.; MULLER, M. V. D. V. Desafios e potencialidades no ensino de Ecologia na Educação Básica. REnBio – Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 14, n. 1, p. 700-720, 2021. DOI: 10.46667/renbio.v14i1.401

LOPES, S.; ROSSO, S. Ciências da natureza: Lopes & Rosso – manual do professor. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2020.

MACIEL, E. A.; GÜLLICH, R. I. C. Metodologias diferenciadas para o Ensino de Ecologia. In: GÜNZEL, E. E.; GÜLLICH, R. I. C. Aprendendo Ciências: ensino e extensão. Bagé, RS: Faith. 2018. pp. 34-37.

MARTINS, P. Aquaponia, uma novidade na educação ambiental. AmbientalMente Sustentable: Revista científica galego-lusófona de educación ambiental, v. 23, p. 101-106, 2017. DOI: 10.17979/ams.2017.23-24.0.3369

MIRANDA, I. C.; CARDOSO, I. S.; SILVA, J. P. P.; XAVIER, D. T. O.; GUEDES, A. C. B.; OLIVEIRA, L. C.; MODESTO, R. C.; FLEXA, C. E.; VASCONCELOS, V. M. M.; SILVA, F. N. L. Propostas didáticas em aquicultura para o currículo da educação do campo na região amazônica. Revista Brasileira de Educação do campo. v. 8, e13973, 2023. DOI: 10.20873/uft.rbec.e13973

MIYAZAKI, Y.N.; PONTE, M.L.P. Aquaponia como Instrumento de Ensino. São José do Rio Preto/SP: Reconecta Soluções Educacionais, 2022.

MOLL, J. (Org.). Educação integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: MEC/Secad, 2009.

ODUM, E. P. Fundamentos da Ecologia. 6. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

RIBEIRO, J. A. G.; CAVASSAN, O.. Um olhar epistemológico sobre o vocábulo ambiente: algumas contribuições para pensarmos a Ecologia e a Educação Ambiental. Filosofia e História da Biologia, v. 7, n. 2, p. 241-261, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/135006. Acesso em 20 jan. 2024.

RODRIGUES, Z. B. Educação: Um estudo com base no relatório da UNESCO sobre os quatro pilares do conhecimento. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. v. 4, n. 1, p. 53-60, 2021. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/quatro-pilares

SÁTIRO, T. M.; NETO, K. X. C. R.; DELPRETE, S. E. Aquaponia: Sistema que integra produção de peixes com produção de vegetais de forma sustentável. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca, v. 11, n. 1, p. 38-54, 2018. DOI: 10.18817/repesca.v11i1.1513

SCAGLIONE, M.C.; CADOCHE, L.; CERUTTI, R. D.; GARCÍA, M. J.; BOSCAROL, B. M.. Retracción y retiro del artículo La acuaponia como estrategia didáctica para la integración de conocimientos. El cardo, v. 15, p. 53-73, 2019. Disponível em: http://rct.fcedu.uner.edu.ar/index.php/cardo/article/view/126. Acesso em: 20 jan. 2024.

SCHNELLER, A.; SCHOFIELD, C. A.; FRANK, J.; HOLLISTER, E.; MAMUSZKA, L. A case study of indoor garden-based learning with hydroponics and aquaponics: evaluating pro-environmental knowledge, perception, and behavior change. Applied Environmental Education & Communication, v. 14, n. 4, p. 256-265, 2015. DOI: 10.1080/1533015X.2015.1109487.

SOUZA, J. S. S.; SOUZA, R. T. Y. B.; SOUZA, L. O. A aquaponia como ferramenta didáticometodológica no ensino de ciências e matemática: experiências e propostas didáticas no contexto amazonense. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 15, p. 1-20, 2022. DOI: 10.3895/rbect.v15n2.13864

SOUZA, R. T. Y. B.; SOUZA, L. O.; OLIVEIRA, S. R.; TAKAHASHI, E. L. H. Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 2, p. 395-410, 2019. DOI: 10.1590/1516-731320190020008.

STONE, M. K.; BARLOW, Z. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006.

VOLPATO, G. L. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 9, n. 1, p. 1-14, 2015. DOI: 0.29397/reciis.v9i1.932

Downloads

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Miyazaki, Y. N., Camargo, R. P. de, & Ponte, M. L. da. (2024). AQUAPONIA COMO RECURSO PARA A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–17. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1087

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.