INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO INTEGRADO NA REGIÃO TAPAJÔNICA NA AMAZÔNIA PARAENSE
ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO IFPA
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1086Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Currículo integrado, Educação Profissional, Ensino Médio integradoResumo
Este estudo teve como objetivo realizar uma análise do currículo integrado da Região do Tapajós, configurado pelo projeto pedagógico do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Itaituba. A reflexão se detém sobre como, historicamente, a Educação profissional esteve assentada em uma perspectiva assistencialista e dualista, que se dividia no ensino propedêutico e na formação técnica. Com efeito, o currículo tem-se apresentado de forma linear, disciplinar e fragmentada. Não obstante, o Ensino Médio Integrado (EMI) e o currículo integrado, atrelado aos pressupostos da formação humana integral, instituem a interdisciplinaridade como princípio educativo e possibilidade para superar as dicotomias e o viés separatista. Desse modo, o artigo resulta de uma análise crítica documental, baseada na metodologia de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que a interdisciplinaridade se apresenta como mero recurso metodológico e está direcionada à práxis de disciplinas e conteúdos apenas da formação técnica. Tal realidade evidencia dissonância entre a proposta interdisciplinar e a formação humana integral, pois ela não consegue abarcar a multidimensionalidade de saberes. Distanciando-se da materialização da Educação Profissional em uma perspectiva integrada.
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