APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: DESAFIOS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Visualizações: 405

Autores

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Educação Escolar, Dossiê

Resumo

A teoria da interseccionalidade emerge como uma ferramenta crucial para a compreensão profunda e multifacetada da realidade social, especialmente no intrincado contexto educacional. Ao abranger marcadores sociais como classe, raça, gênero e diversas categorias identitárias, a interseccionalidade proporciona uma visão mais abrangente e sensível das experiências, vivências e processos educativos dos sujeitos que transitam pelo ambiente escolar. A escola, enquanto instituição central na formação da sociedade, muitas vezes, inadvertidamente, contribui para a reprodução de desigualdades sociais ao não reconhecer e atender de maneira adequada às singularidades que fogem do modelo pré-estabelecido.

Este dossiê visa aprofundar a exploração de como a interseccionalidade pode lançar luz sobre as nuances presentes no cotidiano escolar, influenciando não apenas a construção de currículos, mas também o desenvolvimento de políticas públicas educacionais e a abertura de novas perspectivas transformadoras para a educação no Brasil. Ao destacar a importância da interseccionalidade no contexto educacional, este dossiê convidou pesquisadores e pesquisadoras a compartilhar seus estudos e reflexões, explorando abordagens teóricas fundamentadas nessa perspectiva e sua aplicação prática na educação formal.

Os trabalhos que compõem esse dossiê problematizam práticas e políticas educacionais sob a lente da interseccionalidade, assim como reflexões sobre estratégias para promover uma educação inclusiva, que reconheça e respeite a multiplicidade de identidades presentes nas escolas brasileiras. Dessa forma, nosso objetivo é fomentar um diálogo amplo e diversificado sobre como a interseccionalidade pode orientar novas práticas e políticas educacionais no Brasil, apontando caminhos para a construção de um currículo escolar mais abrangente e políticas públicas educacionais mais justas e inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ewerton da Silva Ferreira, Centro de Estudos Interdisciplinares

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Editor Chefe da Revista de Estudos Interdisciplinares. 

Referências

Não se aplica

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Ferreira, E. da S. (2024). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: DESAFIOS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 01–05. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1033

Artigos Semelhantes

<< < 32 33 34 35 36 37 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.