O SUAS E O ATENDIMENTO/ ACOMPANHAMENTO A INDIVÍDUOS/FAMÍLIAS NO CONTEXTO DA COVID 19

Visualizações: 102

Autores

  • Lucélia de Oliveira Silva
  • Teresa Cristina Moura Costa

Palavras-chave:

Política de Assistência Social; Atendimento; Acompanhamento; Pandemia

Resumo

O presente artigo trata sobre o SUAS e o atendimento e o acompanhamento a indivíduos e famílias no contexto da COVID 19. O mesmo tem por objetivo realizar uma breve análise acerca da capacidade protetiva do Sistema Único de Assistência Social, particularmente do trabalho social com famílias na Proteção Social Básica em tempos de pandemia. Para tanto, recorreu-se ao estudo bibliográfico e documental, utilizando autores clássicos e contemporâneos, além das normativas da Política de Assistência Social. A pandemia agudizou as desproteções que os indivíduos/famílias estão submetidos, ampliando a busca pelos programas, projetos, serviços e benefícios da Assistência Social. A fragilidade desta política em decorrência dos cortes orçamentários tem repercutido na redução desta oferta. O trabalho social apresenta-se como uma importante estratégia para efetivação do atendimento/acompanhamento dos indivíduos e famílias, assumindo novas formatações no contexto pandêmico.

Biografia do Autor

Lucélia de Oliveira Silva

Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI). Campus Ministro Petrônio Portella. Pesquisa sobre Política Pública de Assistência Social.

Teresa Cristina Moura Costa

Professora Dra do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí. Campus Ministro Petrônio Portella. Pesquisa sobre Política Pública de Assistência Social, Gestão e Avaliação de Políticas . 

Downloads

Publicado

2022-03-12

Como Citar

de Oliveira Silva, L. ., & Cristina Moura Costa, T. . (2022). O SUAS E O ATENDIMENTO/ ACOMPANHAMENTO A INDIVÍDUOS/FAMÍLIAS NO CONTEXTO DA COVID 19. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 1(1), 216–234. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/310