ENCARCERAMENTO FEMININO NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19: EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL VIVENCIADAS POR MULHERES NEGRAS

Visualizações: 177

Autores

  • Luanne Maria da Costa Martins
  • Rosilene Marques Sobrinho de França

Palavras-chave:

Mulheres na prisão. Seletividade penal. Racismo. Violações de direitos.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o encarceramento feminino no Brasil, problematizando-se as expressões da questão social vivenciadas pelas mulheres negras.  A metodologia consistiu na revisão de literatura e análise documental, com levantamento de ebooks, artigos e periódicos no Scielo, google acadêmico e revistas virtuais, além de documentos sobre o tema. O estudo mostrou que a Covid-19 não atinge todas as pessoas de modo igual, haja vista que mulheres negras e pobres são as mais afetadas. Por outro lado, a situação das penitenciárias agravou-se bastante diante da pandemia devido às suas condições precárias, com isso, as violações de direitos aumentaram, impactando de forma mais incisiva as mulheres, gestantes e mães. Quanto à gestão das prisões, uma das principais medidas tomadas foi o estabelecimento de diretrizes para o desencarceramento, o que contribuiu para a relativa redução do número de mortes nos espaços prisionais.

 

Biografia do Autor

Luanne Maria da Costa Martins

Graduanda do curso de Serviço Social, pela Universidade Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Petronio Portela. Pesquisa sobre “A ação do Estado no âmbito do sistema de segurança pública e de justiça para a população carcerária no Piauí”. 

Rosilene Marques Sobrinho de França

Professora do curso de Serviço Social, pela Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Petronio Portela. Psquisadora membro do Núcleo de Pesquisa sobre Questão Social e Serviço Social. Coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos e Pesquisa Sociedade, Direitos e Políticas Públicas (NUSDIPP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado, Direitos e Políticas Públicas (GEDIPO/CNPq). Áreas de interesse de pesquisa: políticas públicas, assistência social, direitos, família e gerações. 

Downloads

Publicado

2022-03-12

Como Citar

Maria da Costa Martins, L. ., & Marques Sobrinho de França, R. . (2022). ENCARCERAMENTO FEMININO NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19: EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL VIVENCIADAS POR MULHERES NEGRAS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 1(1), 24–33. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/294