O PROJETO TRILHAS DE FUTURO-EDUCADORES EM MINAS GERAIS
A GESTÃO ZEMA E O SETOR PRIVADO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DOCENTE
Visualizações: 2Palavras-chave:
Formação Continuada, Privatização da Educação, Políticas Educacionais, Setor Privado, Trilhas de FuturoResumo
O estudo analisa o projeto "Trilhas de Futuro - Educadores", promovido pelo Governo de Minas Gerais para a formação continuada de professores da rede estadual, com forte dependência de parcerias privadas. Sob a gestão de Romeu Zema (Partido Novo), o programa reflete a tendência de privatização educacional, consolidada por políticas públicas ancoradas no princípio do Estado Mínimo, conforme o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) 2019-2030. O programa, em sua terceira edição, conta com 45 instituições parceiras, sendo 37 privadas, promovendo cursos gratuitos de aperfeiçoamento e pós-graduação. A pesquisa, qualitativa e documental, investiga os impactos dessas parcerias na formação docente e na qualidade educacional. Conclui-se que a privatização transforma o professor em executor de políticas gerenciais predefinidas, exigindo resistências baseadas em evidências críticas para preservar o papel da educação pública e enfrentar os desafios do modelo gerencialista.
Referências
ADRIÃO, T. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018.
CAETANO, M. R. Lógica privada na educação pública, redes globais e a formação de professores. Charqueadas, RS: IFSUL, 2018.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. (Org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.
ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Trad. Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH, 2010.
MINAS GERAIS. Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado – PMDI, 2019-2030. “Lei nº 23577, de 15 de janeiro de 2020”, Belo Horizonte. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacaomineira/texto/LEI/23197/2018/ . Acesso em: 18 jan. 2024.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.
NOVO. Sítio eletrônico do Partido NOVO. Disponível em: https://novo.org.br/ . Acesso em: 13 jan. 2024.