O PROJETO TRILHAS DE FUTURO-EDUCADORES EM MINAS GERAIS

A GESTÃO ZEMA E O SETOR PRIVADO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DOCENTE

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Palavras-chave:

Formação Continuada, Privatização da Educação, Políticas Educacionais, Setor Privado, Trilhas de Futuro

Resumo

O estudo analisa o projeto "Trilhas de Futuro - Educadores", promovido pelo Governo de Minas Gerais para a formação continuada de professores da rede estadual, com forte dependência de parcerias privadas. Sob a gestão de Romeu Zema (Partido Novo), o programa reflete a tendência de privatização educacional, consolidada por políticas públicas ancoradas no princípio do Estado Mínimo, conforme o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) 2019-2030. O programa, em sua terceira edição, conta com 45 instituições parceiras, sendo 37 privadas, promovendo cursos gratuitos de aperfeiçoamento e pós-graduação. A pesquisa, qualitativa e documental, investiga os impactos dessas parcerias na formação docente e na qualidade educacional. Conclui-se que a privatização transforma o professor em executor de políticas gerenciais predefinidas, exigindo resistências baseadas em evidências críticas para preservar o papel da educação pública e enfrentar os desafios do modelo gerencialista.

Biografia do Autor

Lara Cristina Evaristo Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Referências

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Rodrigues, L. C. E. (2024). O PROJETO TRILHAS DE FUTURO-EDUCADORES EM MINAS GERAIS: A GESTÃO ZEMA E O SETOR PRIVADO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DOCENTE. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–07. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1824