FESTIVAL DE CINEMA NEGRO GEPARWOOD

FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA

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Palavras-chave:

: Cinema Negro e Educação, Quilombismo, Afrofuturismo

Resumo

O Festival de Cinema Negro GEPARWOOD tem por objetivo, estimular uma discussão acerca da contribuição civilizacional e cultural da arte negra pernambucana. Compreendemos a arte negra como afro – brasileira e o cinema negro como um conjunto de significantes e significados construídos por afro brasileiros/as nas diversas linguagens artísticas, tendo por mote o SER e o VIVER africano e afrodescendente desde os tempos coloniais até os nossos dias. Aprender através da estética (em que o cinema é incluído) estimula a reflexão do aprendiz. Como as emoções desempenham papéis-chave em atitudes de aprendizagem e mudança de comportamento, os professores devem impactar o domínio afetivo dos alunos. Como os sentimentos existem antes dos conceitos, o caminho afetivo é um caminho crítico para o processo racional de aprendizagem. Cinema é a versão audiovisual da narrativa. Ele aumenta as emoções e, portanto, estabelece a base para transmitir conceitos. As experiências cinematográficas atuam como memórias emocionais para desenvolver atitudes e mantê-las como referência reflexiva nas atividades e eventos do cotidiano. Idealizamos, portanto, o Festival de Cinema Negro GEPARWOOD enquanto projeto de extensão para celebrar a importante linguagem artística do cinema negro, ao mesmo tempo em que homenageamos as personalidades envolvidas no pensar e no fazer cinema negro, no Brasil e no mundo. Em Pernambuco, realizamos palestras com nomes fortes do cenário áudio visual quais sejam Everson Melquíades, professor doutor da UFPE, Rennan Peixes, produtor e diretor de cinema, Andala Quituxe, atriz e produtora Cultural e Oluyiá França, designer de moda afrofuturista e pesquisadora de cinema negro que são importantes produtores e produtoras culturais negros/as da cena pernambucana, fornecedores/as de boas e importantes pautas que trazem à tona o valor e o vigor do cinema negro e atuam como parceiros/as no projeto.  Então a equipe do GEPAR planejou a semana da consciência negra no Centro de Educação da UFPE, que aconteceu de 11 a 14 de novembro de 2024. Em conjunto com escolas públicas e CAPS’s (Centro de Atenção Psicossocial) situados na região metropolitana do Recife, realizamos o Festival de Música, a Vez da Minha Voz, o Festival de Dança, Quando Danço, Encanto, que contou com a contribuição de diversos/as artistas, professores/as e estudantes; a premiação do Concurso de Audiovisual do GEPAR – UFPE; finalizando com visitações aos CAPS’s Espaço Livremente e Tereza Noronha realizando atividades de contação de história, produção de bonecas abayomis, sessão do filme “Meu cabelo não e moda”, momento de diálogo, e produção de auto-retrato desenhado. O Festival de Cinema Negro GEPARWOOD se constitui enquanto um projeto de extensão inovador, fortalecendo linguagens artísticas, especialmente o cinema. Reunindo personalidades negras importantes no cenário cultural pernambucano, o projeto estimula reflexão crítica sobre a contribuição civilizacional e cultural da arte negra pernambucana. Valorizando a estética afro-brasileira, desenvolvendo atitudes reflexivas por meio de experiências cinematográficas. Estreita laços com CAPS's, escolas e artistas locais, fomentando discussões sobre racismo e igualdade. O GEPARWOOD constrói um legado resistente, celebrando a riqueza cultural afro-brasileira e promovendo aprendizados significativos para todos os participantes.

Biografia do Autor

Auxiliadora Maria Martins da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professora pos-drª do CE-UFPE.

Ana Alice Pereira Galdino, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em filosofia - UFPE.

Flávio Valdez Martins da Silva , SEBRAE

Professor doutor - RAEPE/SEBRAE.

Referências

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Silva, A. M. M. da, Galdino, A. A. P., & Silva , F. V. M. da. (2024). FESTIVAL DE CINEMA NEGRO GEPARWOOD: FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA . ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–02. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1757

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