EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
IMPACTO DOS COMPROMISSOS INTERNACIONAIS E DESAFIOS NA GARANTIA DE DIREITOS
Visualizações: 23Palavras-chave:
Políticas, Global, EducaçãoResumo
Este trabalho analisou a influência dos compromissos internacionais sobre políticas de educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil. O objetivo é investigar como diretrizes globais, como a Declaração de Jomtien e o Compromisso de Dakar, impactaram a formulação de políticas públicas nacionais para garantir o direito à educação. A metodologia apresentou-se como pesquisa documental e bibliográfica de documentos internacionais e legislação nacional, avaliando a adaptação dessas diretrizes ao contexto brasileiro. Os resultados apontam que os compromissos globais avançaram para avanços na inclusão da EJA, embora persistam desafios de financiamento e estrutura que dificultam a implementação na prática. Conclui-se que a EJA necessita de maior articulação entre governo e sociedade para superar barreiras e promover uma educação inclusiva e acessível, alinhada aos direitos constitucionais e diretrizes internacionais.
Referências
BOBBIO, Noberto. A era dos direitos: 1909. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CURY, C. R. J. A educação básica como direito. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 134, p. 292-303, mai./ago., 2008.
DI PIERRO, Maria Clara; HADDAD, S. Transformações nas políticas de educação de jovens e adultos no Brasil no início do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional. Cadernos Cedes, v. 35, n. 96, p. 197-217, 2015.