EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

IMPACTO DOS COMPROMISSOS INTERNACIONAIS E DESAFIOS NA GARANTIA DE DIREITOS

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Autores

Palavras-chave:

Políticas, Global, Educação

Resumo

Este trabalho analisou a influência dos compromissos internacionais sobre políticas de educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil. O objetivo é investigar como diretrizes globais, como a Declaração de Jomtien e o Compromisso de Dakar, impactaram a formulação de políticas públicas nacionais para garantir o direito à educação. A metodologia apresentou-se como pesquisa documental e bibliográfica de documentos internacionais e legislação nacional, avaliando a adaptação dessas diretrizes ao contexto brasileiro. Os resultados apontam que os compromissos globais avançaram para avanços na inclusão da EJA, embora persistam desafios de financiamento e estrutura que dificultam a implementação na prática. Conclui-se que a EJA necessita de maior articulação entre governo e sociedade para superar barreiras e promover uma educação inclusiva e acessível, alinhada aos direitos constitucionais e diretrizes internacionais.

Biografia do Autor

Cláudia de Oliveira Pacheco , Universidade Federal do Amazonas

Mestra pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM Orcid:0000-0002-5229-7518 

Referências

BOBBIO, Noberto. A era dos direitos: 1909. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CURY, C. R. J. A educação básica como direito. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 134, p. 292-303, mai./ago., 2008.

DI PIERRO, Maria Clara; HADDAD, S. Transformações nas políticas de educação de jovens e adultos no Brasil no início do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional. Cadernos Cedes, v. 35, n. 96, p. 197-217, 2015.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Pacheco , C. de O. (2024). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: IMPACTO DOS COMPROMISSOS INTERNACIONAIS E DESAFIOS NA GARANTIA DE DIREITOS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–08. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1753

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