DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO MOVEL DE OCORRÊNCIAS DE LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA

SUPORTE PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA- PARÁ

Visualizações: 21

Autores

Palavras-chave:

Leishmaniose Visceral, Cães, Zoonose, Saúde Pública

Resumo

Este trabalho versa sobre a proposta de desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis para o registro de Leishmaniose Visceral em cães, para possibilitar maior segurança e rapidez no acesso a informações pelos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SEMAS) de Abaetetuba no Estado do Pará. O problema que esta pesquisa pretende responder é: de que forma se pode desenvolver uma ferramenta digital que poderá ser usada para agilizar e dar maior segurança no que se refere às informações sobre a Leishmaniose Visceral em cães para uso pelos funcionários da SEMAS? Tem-se como objetivo geral: desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis que possibilite rapidez e agilidade em processamento de informações sobre casos registrados de Leishmaniose Visceral em cães atendidos pela SEMAS de Abaetetuba.  Em termos de materiais e métodos foi definido como lócus da pesquisa a Secretaria Municipal de Saúde (SEMAS) de Abaetetuba. Será feito o levantamento das ferramentas de armazenamento de informações sobre Leishmaniose Visceral em cães e será desenvolvido uma plataforma digital em modelo de aplicativo para dispositivos moveis com linguagem Java através da utilização da tecnologia de Servelet e JSP (Java Server Pages) com possibilidade de uso em telefones moveis dos servidores para dar maior agilidade ao acesso e uso dos dados. Resultados preliminares da investigação na SEMAS de Abaetetuba tem apontado para o uso de ferramentas tradicionais de armazenamento de informações (fichas de papel e planilhas em Excel), o que pode ganhar maior agilidade com o protótipo de aplicativo para dispositivos móveis com capacidade de armazenar, consultar e alimentar em tempo real casos de Leishmaniose Visceral em cães. O conhecimento e controle de uma zoonose tão grave quanto a Leishmaniose Visceral requer sistemas de informações ágeis que possibilitem aos profissionais da área de saúde animal e humana desenvolverem estratégias para evitar epidemias e garantir a segurança da sociedade e promover o bem estar humano e animal.

Biografia do Autor

Gabriel dos Reis Vilhena, Universidade da Amazônia

Graduando em Medicina Veterinária pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Orcid: 0009-0002-1140-9605. 

Referências

AZEVEDO, E. M. R.; LINHARES, G. F; C.; DUARTE, S. C.; JAYME, V. D. S.; OLVEIRA, H. F.; OLVEIRA, V. F.: Leishmaniose visceral canina em cão de Caldas novas, Goiás. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, v. 17. N.1, p. 339-341, 2008

CAVALCANTE, I.J.M; VALE, M.R. Aspectos epidemiológicos da leishmaniose visceral (calazar) no Ceará no período de 2007 a 2011. Rev bras epidemiol, v. 17, n. 4, p. 911-924, out.-dez. 2014.

LIMA CA, TEIXEIRA, KR, MOREIRA JPFF, TEIXEIRA KR. Diagnóstico da leishmaniose

visceral canina: uma revisão. PubVet, v. 7, n. 25, 2013.

LIMA CC, GRISOTTIB M. Relação humano-animal e leishmaniose: repercussões no cotidiano de indivíduos inseridos em região endêmica. Saúde Soc, v. 27, n. 4, p. 1261-1269. 2018.

LISBOA, A. R, LEITE, F. C, DANTAS, A. E. F, OLIVEIRA, I. B. DE, EVANGELISTA, T. R, SOUSA, J. B. G. DE. Análise epidemiológica de leishmaniose visceral em Municípios do Sertão Paraibano. Rev. Bra. Edu. Saúde, v. 6, n. 3, p.05-12. 2016.

OLIVEIRA, A. R. F., & ALENCAR, M. S. M. O uso de aplicativos de saúde para dispositivos móveis como fonte de informação e educação em saúde. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 15, n. 1, p. 234–245. 2017.

SILVA, FS. Patologia e patogênese da leishmaniose visceral canina. R Trop Ci Agr Biol., 2007.

Downloads

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Vilhena, G. dos R. (2024). DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO MOVEL DE OCORRÊNCIAS DE LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA: SUPORTE PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA- PARÁ. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–02. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1744

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.