ENSINO DE HISTÓRIA

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) EM CARTÕES-POSTAIS FRANCESES

Visualizações: 108

Autores

  • Marco Antonio Stancik Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Primeira Guerra Mundial (1914-1918); Ensino de História; Fontes históricas; Cartões-postais.

Resumo

O estudo traz proposições para o trabalho em sala de aula com o tema Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a ser explorado por intermédio de representações imagéticas veiculadas por cartões-postais franceses daquele período. Analisadas sob a perspectiva da iconologia, estas imagens permitem a reflexão relativa não apenas aos aspectos mais comumente discutidos a respeito da guerra, como também, e principalmente, em torno de imaginários e representações sobre o combatente, questões de gênero, infância, mudanças e permanências, discursos de ódio, entre outros. A proposta é apresentada em termos que permitem sua adaptação tanto para o Ensino Fundamental, como o Médio, de modo a tornar não apenas mais diversificada, como também mais atrativa a discussão do assunto. Isso é feito também em atendimento a uma crescente demanda por metodologias e recursos didáticos diversificados, assim como pela necessidade de abordar passados sensíveis.

Biografia do Autor

Marco Antonio Stancik, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em História, Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (Departamento de História e ProfHistória).

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Stancik, M. A. (2023). ENSINO DE HISTÓRIA: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) EM CARTÕES-POSTAIS FRANCESES. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 54–57. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/867