O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DE SÃO MARCOS (1938-1947)

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Autores

  • José Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul, Brasil.
  • Tamyres Vitoria Giovani da Silva Universidade de Caxias do Sul, Brasil.

Palavras-chave:

História da Educação, Instituições escolares, Grupo Escolar de São Marcos, Grupo Escolar Maranhão

Resumo

O estudo da história das instituições escolares tem despertado interesse de diferentes pesquisadores. No campo da história da educação, valendo-se da perspectiva da história cultural, as investigações têm destacado a importância das relações de contexto na compreensão dos sentidos produzidos em um determinado espaço e tempo. Nesse sentido, autores como Pesavento (2004) e Gertz (2005) serviram como referenciais teóricos para este trabalho. Nosso estudo tem como objetivo analisar e compreender os processos de implantação do Grupo Escolar de São Marcos, nos seus primeiros tempos de funcionamento, considerando que entre 1938 e 1947 a instituição ficou conhecida por diferentes nomenclaturas. A metodologia utilizada foi análise documental histórica, como argumenta Pimentel (2001), sendo necessário a organização de quadros a partir das fontes selecionadas para o estudo. O conjunto de documentos evidencia que o contexto político do Estado Novo, implantado no governo de Getúlio Vargas, exerceu um papel importante na organização das práticas cotidianas dos grupos escolares. Como resultado parcial destacamos que a em dimensão regional, em uma comunidade de estudantes descendentes de imigrantes italianos, as atividades cívico-nacionalistas tiveram um papel significativo como disseminação de um sentimento pátrio, a mudança no nome da instituição também se relaciona ao contexto político do período.

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Publicado

2023-02-19

Como Citar

de Souza, J. E. ., & Giovani da Silva, T. V. . (2023). O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DE SÃO MARCOS (1938-1947). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 1(1), 10–10. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/396