A RELIGIOSIDADE NO ENSINO PRIMÁRIO NO MEIO RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1948-1954)

UM OLHAR A PARTIR DE IMPRESSO PEDAGÓGICO

Visualizações: 69

Autores

  • Elisângela Cândido da Silva Dewes Universidade de Caxias do SuL, Brasil
  • José Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul, Brasil
  • Samanta Vanz Universidade de Caxias do Sul, Brasil

Palavras-chave:

História da Educação, Escolas Rurais, Religiosidade, Impresso Pedagógico

Resumo

A religiosidade na região de colonização italiana é um elemento significativo do ponto de vista das práticas culturais. Nesse sentido, analisar a influência que um impresso pedagógico exerceu no processo de ensino e aprendizagem desenvolvido pelas professoras no meio rural é o objetivo deste trabalho. A pesquisa de cunho histórico documental, a partir das lentes teóricas da História Cultural, sustenta-se em autores como Chartier (2002) e Pesavento (2004). Desse modo, buscou-se compreender aspectos das práticas sociais estabelecidas no meio rural do município gaúcho de Caxias do Sul, a partir de representações evidenciadas no impresso pedagógico Despertar, jornal sob a responsabilidade editorial da Secretaria Municipal de Educação e que circulou no município, sobretudo no meio rural, entre os anos de 1948 a 1954. A metodologia construída envolveu seleção de fontes impressas do jornal Despertar, bem como a elaboração de quadros e tabelas procurando atribuir sentido as representações sobre a influência que a religiosidade produziu no modo como as práticas pedagógicas “deveriam” cumprir as sugestões propostas pelo jornal. Como resultados do estudo, é perceptível que havia o entendimento de que o exercício partilhado da fé fortalecia a identidade do grupo. Nesse contexto, a escola, por meio dos professores, não somente se inseria, mas tinha uma atuação importante, o que, possivelmente, angariava a cooperação e o reconhecimento da comunidade para outras questões sugeridas pela administração pública municipal. É possível que a igreja e a escola, nesse sentido, atuavam conciliando as suas práticas, colaborando para a constituição de um grupo harmônico, com características homogêneas, o que possivelmente favorecia a internalização de práticas que se desejava disseminar entre as pessoas que viviam na área rural.

Downloads

Publicado

2023-02-19

Como Citar

Cândido da Silva Dewes, E. ., de Souza, J. E. ., & Vanz, S. (2023). A RELIGIOSIDADE NO ENSINO PRIMÁRIO NO MEIO RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1948-1954): UM OLHAR A PARTIR DE IMPRESSO PEDAGÓGICO. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 1(1), 25–25. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/380

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.