JOGOS NA EDUCAÇÃO

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA O ENSINO DE INGLÊS

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Autores

  • Gabriela Maria Lima Machado Dutra Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Jogos educacionais, Ensino e Aprendizagem de inglês, Formação inicial

Resumo

Aprender um novo idioma traz diversos benefícios às pessoas. Ao estudar uma segunda língua, os alunos desenvolvem habilidades linguísticas, cognitivas e sociais. Entretanto, geralmente, os estudantes não participam ativamente das aulas e isso, muitas vezes, faz com que eles se desmotivem e não aprendam de forma significativa a língua inglesa. Nesse sentido, uma maneira de fomentar a motivação dos alunos, envolvê-los nas atividades propostas e auxiliá-los em seu processo de aprendizado, é através do o uso de jogos educacionais nas aulas de inglês. Apesar dos diversos vantagens do uso desse método no contexto educacional, essa temática é pouco abordada durante alguns cursos de graduação, e isso pode provocar uma lacuna na formação de futuros professores sobre o uso desse recurso metodológico. Assim, com o objetivo de auxiliar a formação inicial dos discentes do curso de língua inglesa sobre esse tema, foi construído o produto educacional “Learn, create and play games: jogos educacionais no ensino de inglês”. O artefato é destinado aos discentes do curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa, porém ele também apresenta a possibilidade de ser utilizado por estudantes e profissionais da área de educação que se interessem pelo uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem de outras línguas estrangeiras. Sobre a organização do produto educacional, é importante destacar que ele está dividido em doze seções, são elas: capa, sumário, apresentação do produto, dicas de estudos, sobre os jogos, elementos dos jogos, tipos de jogos, exemplos de jogos, DIY: mão na massa, autoavaliação, premiação e gabarito. A metodologia da pesquisa possui abordagem qualitativa e o percurso metodológico possui três etapas: na primeira fase, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em plataformas educacionais digitais como o google acadêmico, eduCAPES, Periódicos da CAPES e BDTD; na segunda etapa, aconteceu a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Língua Inglesa da Universidade do Estado do Pará e, por fim, foi aplicado um questionário aos discentes do 2º e 3º ano e, também, aos docentes do referido curso. A testagem e validação do produto ocorreram na referida universidade e curso, com os discentes do 2º e 3º ano. Nesse período, foi possível refinar os conteúdos do artefato criado e confirmar aspectos de usabilidade dos jogos, após a apresentação dos elementos que compõem um jogo educacional e as sugestões de tipos de jogos que fazem parte do produto educacional. Assim, o artefato desenvolvido demonstrou poder desempenhar um papel valioso na formação inicial de professores de inglês sobre o uso de jogos educacionais no ensino da língua, oferecendo recursos e ferramentas que os ajudam a adquirir conhecimentos teóricos e práticos, aprimorar suas habilidades de ensino e desenvolver uma abordagem pedagógica eficaz. Além disso, o produto apresenta flexibilidade para ser usado no ensino de diferentes conteúdos e até mesmo de outros idiomas. Ademais, conhecer sobre o uso de jogos na educação durante a formação inicial não apenas prepara os discentes para o futuro da educação, mas também enriquece sua formação como professores, oferecendo-lhes ferramentas pedagógicas adicionais e estimulando sua criatividade e inovação.

Biografia do Autor

Gabriela Maria Lima Machado Dutra, Universidade Federal do Pará

Mestra pela Universidade Federal do Pará. Orcid: 0009-0005-7538-3215. E-mail: gabi.limamachado@hotmail.com

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Publicado

2024-11-02

Como Citar

Dutra, G. M. L. M. (2024). JOGOS NA EDUCAÇÃO: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA O ENSINO DE INGLÊS. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–02. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1613

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