EDUCAÇÃO, CULTURA E DEMOCRACIA

REFLEXÕES SOBRE O SENTIDO DA ESCOLA

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Autores

  • Daniella Lopes de Souza Machado Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Educação. Escola. Democracia. Formação Humana.

Resumo

Procura-se refletir, nesse artigo, sobre as transformações históricas, a racionalização e a secularização cultural, bem como as implicações desse movimento no desenvolvimento da sociedade e suas instituições, especialmente a escola moderna, que se transforma em meio utilitarista para as demandas econômicas. Com os avanços, a partir da Modernidade, no desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a escola passa a atender as demandas do mercado, atuando tal qual as organizações, preocupadas com resultados e avaliações, esquecendo-se do sentido, a formação humana.  Ao atuar de forma instituída, torna-se um serviço ao qual se atribui valor e que se oferece apenas para alguns. Dessa forma, apresenta-se a concepção da democracia como maneira de existir, permitindo compreender os equívocos presentes na sociedade neoliberal que promete igualdade de oportunidades, mas atua por meio da exclusão de direitos fundamentais. A partir do estudo realizado, reconhece-se como indispensável evidenciar a origem e o sentido de ser da educação e da escola, que comprometida com a formação intelectual visa a superação do instituído, ampliando as possibilidades de pensamento, a liberdade e a criatividade

Biografia do Autor

Daniella Lopes de Souza Machado, Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual de Goiás – Unu Inhumas, graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. Professora efetiva na Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF).

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Publicado

2024-01-08

Como Citar

Machado, D. L. de S. (2024). EDUCAÇÃO, CULTURA E DEMOCRACIA: REFLEXÕES SOBRE O SENTIDO DA ESCOLA . ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 208–233. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1069