INTÉRPRETES DE LIBRAS EM CONTEXTOS INCLUSIVOS

POLÍTICAS E DIREITOS LINGUÍSTICOS NO MUNICÍPIO DE JAGUARÃO/RS

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Autores

  • Katarine Lapuente Souza Universidade Federal do Pampa
  • Francine Guerreiro da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Ana Carolina da Rosa Machado Universidade Federal do Pampa
  • Juliana Brandão Machado Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1246

Palavras-chave:

Direito Linguístico, Educação de Surdos, Educação Inclusiva, TILS, Direitos Humanos

Resumo

 O presente trabalho se propõe a situar a presença do tradutor intérprete de língua brasileira de sinais em contextos inclusivos, como um direito linguístico das pessoas surdas, a partir do estudo de caso da rede municipal de ensino do município de Jaguarão/RS. Nesse sentido, busca compreender de que forma o direito linguístico é garantido aos estudantes surdos dessa rede de ensino. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e os procedimentos metodológicos empregados foram a pesquisa documental e a entrevista. A partir da análise dos dados e do diálogo com os referenciais teóricos e legais, foi possível perceber que a lei municipal que cria o cargo de tradutor intérprete de língua brasileira de sinais é fundamental para garantia do direito linguístico dos estudantes surdos matriculados na rede de ensino pesquisada, sendo fundamental para a sua inclusão educacional. Além disso, os resultados demonstraram que o trabalho desenvolvido pelas tradutoras e intérpretes de Libras do município representa a garantia de acesso a outros direitos e evidenciando o papel central da língua brasileira de sinais e da atuação desses profissionais na inclusão social e garantia dos Direitos Humanos da pessoa surda.

Biografia do Autor

Katarine Lapuente Souza, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Educação, Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão.

Francine Guerreiro da Silva, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Educação, Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão.

Ana Carolina da Rosa Machado, Universidade Federal do Pampa

Mestre em Educação, Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão. 

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação; Universidade Federal do Pampa; campus Jaguarão.

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Publicado

2024-04-06

Como Citar

Souza, K. L., da Silva, F. G., Machado, A. C. da R., & Machado, J. B. (2024). INTÉRPRETES DE LIBRAS EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: POLÍTICAS E DIREITOS LINGUÍSTICOS NO MUNICÍPIO DE JAGUARÃO/RS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–13. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1246

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