A QUALIFICAÇÃO E A INFLUÊNCIA DO CENSO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ARROIO GRANDE
Visualizações: 74DOI:
https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1226Palavras-chave:
Censo Escolar, Indicadores educacionais, formação continuadaResumo
Este artigo tem como base uma pesquisa e a ação realizada no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Arroio Grande/RS, com o objetivo de compreender o processo de produção dos dados do Censo Escolar e qualificá-los, buscando minimizar as inconsistências no sistema Educacenso e tornando as informações fidedignas à realidade. O projeto foi realizado na área de atuação profissional da autora, na condição de coordenadora pedagógica do sistema municipal de educação, envolvendo as equipes gestoras das escolas municipais e dos setores pertinentes da Secretaria Municipal de Educação, inclusive a dirigente do órgão. O principal suporte conceitual e procedimental foram os Cadernos de Estudos do Censo Escolar da Educação Básica, o sistema Educacenso. Para coletar dados sobre o processo de preenchimento do Censo Escolar foi aplicado um questionário às diretoras das escolas municipais. Em seguida é trazida a interpretação dos questionamento e uma análise crítica realizada pela pesquisadora. Concluindo, afirma-se a necessidade de formação continuada acerca do tema ora estudado e de progressiva qualificação da gestão participativa pela democratização da/na educação básica no município de Arroio Grande.