A QUALIFICAÇÃO E A INFLUÊNCIA DO CENSO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ARROIO GRANDE

Visualizações: 74

Autores

  • Paola Barros da Cunha de Carvalho Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1226

Palavras-chave:

Censo Escolar, Indicadores educacionais, formação continuada

Resumo

Este artigo tem como base uma pesquisa e a ação realizada no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Arroio Grande/RS, com o objetivo de compreender o processo de produção dos dados do Censo Escolar e qualificá-los, buscando minimizar as inconsistências no sistema Educacenso e tornando as informações fidedignas à realidade. O projeto foi realizado na área de atuação profissional da autora, na condição de coordenadora pedagógica do sistema municipal de educação, envolvendo as equipes gestoras das escolas municipais e dos setores pertinentes da Secretaria Municipal de Educação, inclusive a dirigente do órgão. O principal suporte conceitual e procedimental foram os Cadernos de Estudos do Censo Escolar da Educação Básica, o sistema Educacenso. Para coletar dados sobre o processo de preenchimento do Censo Escolar foi aplicado um questionário às diretoras das escolas municipais. Em seguida é trazida a interpretação dos questionamento e uma análise crítica realizada pela pesquisadora. Concluindo, afirma-se a necessidade de formação continuada acerca do tema ora estudado e de progressiva qualificação da gestão participativa pela democratização da/na educação básica no município de Arroio Grande.

Biografia do Autor

Paola Barros da Cunha de Carvalho, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Educação; Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

2024-03-30

Como Citar

Carvalho, P. B. da C. de. (2024). A QUALIFICAÇÃO E A INFLUÊNCIA DO CENSO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ARROIO GRANDE. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–08. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1226