DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LEI Nº 10.639/03: ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DA APLICAÇÃO NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

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Autores

  • Karoline Lopes Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Márcia Maria dos Anjos Gomes Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Fabiana Celente Montie Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1225

Palavras-chave:

Educação Étnico-racial, Educação Antirracista;, Lei nº 10.639/03

Resumo

Este artigo aborda diálogos possíveis para a Educação das Relações Étnico-raciais, acerca da Lei nº 10.639/03 e sua obrigatoriedade para o ensino da história e cultura Afro-brasileira nos currículos escolares a partir de um breve recorte histórico sobre a resistência negra em busca do reconhecimento do seu legado, que envolve aspectos de resiliência no enfrentamento às adversidades, no sentido de compreender e identificar os facilitadores ou dificultadores da implementação da lei, já que mesma completou 20 anos desde sua criação. Trata-se de um ensaio teórico, em uma perspectiva qualitativa, recorte de uma dissertação em construção, que objetiva fomentar o debate crítico acerca da implementação da Lei nº 10.639/03, refletindo acerca da aplicabilidade da mesma nos currículos da Educação Básica Destaca-se a importância de pensar o currículo e a práxis pedagógica no desenvolvimento de ações que contribuam para uma educação antirracista, por meio de estudos sobre a efetivação da Lei e da análise de conteúdos programáticos.

Biografia do Autor

Karoline Lopes Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas (PPGEdu/IFSul).

Márcia Maria dos Anjos Gomes Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas (PPGEdu/IFSul).

Fabiana Celente Montie, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas (PPGEdu/IFSul).

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Publicado

2024-03-30

Como Citar

Rodrigues, K. L., Rodrigues, M. M. dos A. G., & Montie, F. C. (2024). DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LEI Nº 10.639/03: ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DA APLICAÇÃO NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–13. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1225

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