A SOCIOLOGIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE A SEXUALIDADE
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1209Palavras-chave:
Sociologia, Educação Sexual, Direitos Sexuais, Direitos ReprodutivosResumo
O objetivo deste artigo é discutir a pertinência de abordar Educação Sexual dentro da disciplina sociológica, para isso propõe-se um material didático inédito, com planos de aula para auxiliar os professores. A integração da Educação Sexual na disciplina de Sociologia se revela essencial para a formação de indivíduos conscientes e críticos. A abordagem sociológica proporciona uma compreensão aprofundada das influências sociais, culturais e econômicas sobre a sexualidade humana. A discussão se estende aos Direitos Sexuais e Reprodutivos, enfatizando não apenas a contracepção, mas também os fatores sociais que contribuem para a vulnerabilidade dos adolescentes. A interseção entre Sociologia e Educação Sexual emerge como uma ferramenta valiosa para capacitar os jovens a compreenderem e questionarem as complexidades associadas à sexualidade, aos métodos contraceptivos e a maneira pela qual a sexualidade é exercida na sociedade, partindo dessa forma, de uma perspectiva crítica. Destaca-se a importância de situar tais discussões dentro de um contexto mais amplo, promovendo uma consciência coletiva sobre a necessidade de políticas públicas e programas educacionais que respeitem os Direitos Sexuais e Reprodutivos, fortalecendo, assim, uma cultura de respeito, igualdade e conscientização nas questões sexuais e reprodutivas. A metodologia foi a revisão de literatura sobre o tema e a produção de um material inédito acerca da temática. Enfatiza-se que esse é um esforço inicial, admite-se, portanto, que ainda há muitas melhorias que devem ser conduzidas, não eximindo o trabalho empregado nesta iniciativa de caráter pedagógico e político.