A CIDADE COMO ESPAÇO EDUCATIVO

TERRITÓRIO DE MEMÓRIA, RESISTÊNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO DOS SUJEITOS LGBTQIA+

Visualizações: 66

Autores

  • Jonas Augusto Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Anderson Ferrari Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1139

Palavras-chave:

Memória, Cidade, História, LGBTQIA+

Resumo

 A pesquisa em construção busca estabelecer um diálogo entre os espaços da cidade de Juiz de Fora, as redes de sociabilidade das populações LGBTQIA+ e suas memórias. Entendendo a cidade como um espaço educativo, buscamos traçar os rastros de memória estabelecidos por sujeitos LGBTQIA+ no espaço urbano, problematizando a noção de história hegemônica e entendendo esses sujeitos como potentes para pensar novas narrativas para a História, para o Ensino de História e para a Educação, que se relacionem com a memória desses grupos. Desse modo, dialogando com autores como Michel Foucault para pensar as relações de poder e os modos de subjetivação, propomos estabelecer um diálogo com narrativas do tempo presente, desafiando fatos consagrados, trazendo à tona outras histórias, a partir de uma revisão bibliográfica. A perspectiva teórico-metodológica que orienta nossas análises é a pós-estruturalista de inspiração foucaultiana, o que significa dizer que estamos interessados nas construções discursivas dos sujeitos, seus pertencimentos e a constituição de redes de sociabilidade nos espaços da cidade. Neste primeiro momento da pesquisa, nosso propósito é fazer um levantamento bibliográfico da produção nos campos da Educação e da História em torno das memórias LGBTQIA+ e as cidades.

Biografia do Autor

Jonas Augusto Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduando em História, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Silva, J. A., & Ferrari, A. (2024). A CIDADE COMO ESPAÇO EDUCATIVO: TERRITÓRIO DE MEMÓRIA, RESISTÊNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO DOS SUJEITOS LGBTQIA+. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–02. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1139

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.