A CIDADE COMO ESPAÇO EDUCATIVO
TERRITÓRIO DE MEMÓRIA, RESISTÊNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO DOS SUJEITOS LGBTQIA+
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1139Palavras-chave:
Memória, Cidade, História, LGBTQIA+Resumo
A pesquisa em construção busca estabelecer um diálogo entre os espaços da cidade de Juiz de Fora, as redes de sociabilidade das populações LGBTQIA+ e suas memórias. Entendendo a cidade como um espaço educativo, buscamos traçar os rastros de memória estabelecidos por sujeitos LGBTQIA+ no espaço urbano, problematizando a noção de história hegemônica e entendendo esses sujeitos como potentes para pensar novas narrativas para a História, para o Ensino de História e para a Educação, que se relacionem com a memória desses grupos. Desse modo, dialogando com autores como Michel Foucault para pensar as relações de poder e os modos de subjetivação, propomos estabelecer um diálogo com narrativas do tempo presente, desafiando fatos consagrados, trazendo à tona outras histórias, a partir de uma revisão bibliográfica. A perspectiva teórico-metodológica que orienta nossas análises é a pós-estruturalista de inspiração foucaultiana, o que significa dizer que estamos interessados nas construções discursivas dos sujeitos, seus pertencimentos e a constituição de redes de sociabilidade nos espaços da cidade. Neste primeiro momento da pesquisa, nosso propósito é fazer um levantamento bibliográfico da produção nos campos da Educação e da História em torno das memórias LGBTQIA+ e as cidades.