QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E DIÁLOGOS INTERCULTURAIS

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Autores

  • Daniel Conceição Universidade Estadual de Montes Claro
  • Felisa Anaya Universidade de Sussex-Inglaterra

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1122

Palavras-chave:

Questões Étnico Raciais, Educação, Interculturalidade, Diversidade, Direitos Humanos

Resumo

O estudo questões étnico-raciais, práticas educativas e diálogos interculturais se apresenta como uma discussão fulcral para reconhecimento e a construção de uma sociedade justa, inclusiva e plural. Em muitos países, a discriminação racial e étnica persiste, e a educação desempenha um papel fulcral na promoção da igualdade e no combate ao racismo e ao preconceito racial. Práticas educativas que valorizam a diversidade étnico-racial são fundamentais para empoderar grupos historicamente marginalizados e subalternizados, como afrodescendentes, indígenas e outras minorias étnicas. Isso inclui a inserção de conteúdos que reflitam diferentes culturas e experiências, bem como a formação de professores\as para atuação com questões interculturais e étnico-raciais. O diálogo intercultural, promove a compreensão mútua entre diferentes grupos étnicos e culturais. Em síntese, o presente estudo vislumbra corroborar para a promoção da igualdade étnico-racial por meio de práticas educativas inclusivas e do diálogo intercultural, pois, esse diálogo é essencial para a construção e reconhecimento de uma sociedade multicultural.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Conceição, D., & Anaya, F. (2024). QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E DIÁLOGOS INTERCULTURAIS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–10. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1122

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