INCLUSÃO LINGUÍSTICA DOS SURDOS EM JAGUARÃO

DESAFIOS E IMPACTOS DO ENSINO DA LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA E DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA APÓS O ENSINO MÉDIO

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Autores

  • Francine Guerreiro da Silva Universidade Federal do pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1107

Palavras-chave:

Inclusao Linguistica, Surdos, Jaguarao, Libras, Educaçao

Resumo

A pesquisa abordará a inclusão linguística dos surdos em Jaguarão, com foco no ambiente educacional. A complexidade dessa situação fica evidente, pois muitos surdos concluem o ensino médio com habilidades limitadas na Língua de Sinais Brasileira (Libras) e na Língua Portuguesa. A pesquisa destaca a importância da Libras como primeira língua (L1) e o Português como segunda língua (L2), conforme estabelecido pela Lei n.º 10.436/02. Além disso, será explorado o modelo de ensino bilíngue, que promove a utilização simultânea de Libras e Português, visando uma abordagem mais inclusiva. O objetivo principal é analisar os impactos do ensino do português como L2 e do modelo bilíngue na inclusão social e profissional pós-ensino médio.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Guerreiro da Silva, F. (2024). INCLUSÃO LINGUÍSTICA DOS SURDOS EM JAGUARÃO: DESAFIOS E IMPACTOS DO ENSINO DA LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA E DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA APÓS O ENSINO MÉDIO. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–11. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1107

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