Pauta identitária

Do neoliberalismo progressista à perspectiva crítica

Visualizações: 13

Autori

Parole chiave:

Pautas identitárias, Sexualidade, Capitalismo

Abstract

O objetivo do presente artigo é realizar um breve estudo das pautas identitárias e evidenciar sua apropriação pelo capitalismo em sua configuração progressista. Com enfoque na questão LGBTQIA+ buscamos demonstrar que a LGBTQIA+fobia não é um mero comportamento individual, passível de ser modificado através das pautas identitárias de representatividade ou pelo discurso meritocrático, mas um reflexo estrutural do capitalismo, que utiliza da restrição à diversidade sexual para perpetuar sua própria valorização. Por fim, enfatizamos a necessidade de uma mudança sistêmica para a real emancipação sexual.

Biografia autore

Mariana Caldeira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Mestranda em Filosofia do Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; especialista em Direito Penal (2023) e Processual Penal (2015), pela Escola Paulista de Magistratura e criminóloga pelo INTROCRIM/CEI (2023); graduada em Direito, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013). Membro do grupo de pesquisa "Sistema de Justiça e Estado de Exceção" pela PUC - SP e “Crítica do direito e subjetividade jurídica” da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD - USP). Feminista e ativista pelos direitos humanos e comunidade LGBTQIA+. Assistente jurídico no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Contato: ccaldeiramariana@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2368186621905827.

Pubblicato

2025-01-31

Come citare

Caldeira, M. (2025). Pauta identitária: Do neoliberalismo progressista à perspectiva crítica. COR LGBTQIA+, 2(8), 64–77. Recuperato da https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/1492

Articoli simili

1 2 3 4 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.