A importância das políticas inclusivas no esporte para a comunidade LGBTQIA+ no Brasil

Visualizações: 52

Autores

Palavras-chave:

políticas públicas, Esporte, LGBTQIA+, Inclusão social

Resumo

O esporte é essencial para instigar o conhecimento social sobre a inclusão da comunidade LGBTQIA+ no país, atrelando a necessidade do bem-estar físico com o psicológico, revisando políticas inclusivas e o esporte, nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi verificar como autores avaliam as políticas do Estado brasileiro impostas em prol ao desporto inclusivo ao grupo LGBTQIA+, na busca da saúde mental e na inserção em espaços competitivos e escolares. Foi feita da revisão de literatura acadêmica nas bases do Google Acadêmico e Scielo e os resultados encontrados foram que o Brasil adentrou tardiamente a busca pela inclusão do grupo LGBTQIA+ em suas pautas políticas e no acesso esportivo igualitário, tornando em muitas vezes, esse grupo alvo de discriminação e suscetível a problemas psicológicos. Desse modo, foi constatado a necessidade de desenvolver mais pesquisas que apontem a participação do Estado na inclusão, e propor resoluções para promover a igualdade, diversidade e inclusão de grupos minoritários no Brasil.

Biografia do Autor

Nickolas Luiz de Andrade Almeida, Universidade de São Paulo

Bacharel em Educação Física pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Mestrando da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), pesquisador das linhas de pesquisas com enfoque em preparação profissional, formação de professores, gênero, sexualidade e equidade LGBTQIA+.

Downloads

Publicado

31.07.2024

Como Citar

Almeida, N. L. de A. (2024). A importância das políticas inclusivas no esporte para a comunidade LGBTQIA+ no Brasil. COR LGBTQIA+, 1(7), 48–62. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/1110

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.