Investigando tabus

O mapeamento das dissertações da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) acerca das temáticas de identidade de gênero e sexualidade

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Autores

Palavras-chave:

Diversidade, Ensino, Educação Sexual, Pós-graduação, Preconceito

Resumo

Levando em consideração que temas considerados tabus na sociedade sofrem de um processo de invisibilização em todos os níveis de titulação, essa pesquisa tem como objetivo compreender como identidade de gênero e sexualidade se comportam nas dissertações nos programas de pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no recorte temporal dos últimos 8 anos, ou seja, entre 2016-2024, se caracterizando como um mapeamento. A investigação ocorreu na Biblioteca Digital das Teses e Dissertações (BDTD) da UFGD, no Portal da instituição e em sites especializados dos cursos. Os resultados demonstram que das 1.341 dissertações defendidas nos 25 cursos de pós-graduação, apenas 96 tratam desses conteúdos examinados, alcançando 7,15%. Em suma, a presença de sexualidade e identidade de gênero nessa localidade é fundamental, visto que, promove a perpetuação do discurso anti preconceito para professores do Ensino Superior em formação.

Biografia do Autor

Danrvney Christian Monteiro dos Santos, UFGD

Mestrando(a) no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat) na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Graduanda em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Trabalha com identidade de gênero e sexualidade com metodologia do Estado da Arte 

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Orientadora nos programas de Mestrado em Educação e Territorialidade (FAIND-UFGD) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (FACET-UFGD). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade Educação em Ciências (UFTM), Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências de Mato Grosso do Sul (UEMS) e do Diversa (UFAM). 

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Publicado

29.01.2025

Como Citar

Santos, D. C. M. dos, & Yamazaki, R. M. de O. (2025). Investigando tabus: O mapeamento das dissertações da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) acerca das temáticas de identidade de gênero e sexualidade. COR LGBTQIA+, 1(8), 22–39. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/1266

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