Investigando tabus
O mapeamento das dissertações da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) acerca das temáticas de identidade de gênero e sexualidade
Visualizações: 31Palavras-chave:
Diversidade, Ensino, Educação Sexual, Pós-graduação, PreconceitoResumo
Levando em consideração que temas considerados tabus na sociedade sofrem de um processo de invisibilização em todos os níveis de titulação, essa pesquisa tem como objetivo compreender como identidade de gênero e sexualidade se comportam nas dissertações nos programas de pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no recorte temporal dos últimos 8 anos, ou seja, entre 2016-2024, se caracterizando como um mapeamento. A investigação ocorreu na Biblioteca Digital das Teses e Dissertações (BDTD) da UFGD, no Portal da instituição e em sites especializados dos cursos. Os resultados demonstram que das 1.341 dissertações defendidas nos 25 cursos de pós-graduação, apenas 96 tratam desses conteúdos examinados, alcançando 7,15%. Em suma, a presença de sexualidade e identidade de gênero nessa localidade é fundamental, visto que, promove a perpetuação do discurso anti preconceito para professores do Ensino Superior em formação.