Tensionamentos entre gênero, sexualidade e educação na formação de pedagogos

Visualizações: 174

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Sexualidade, Gênero, Pedagogia, Diversidade LGBTQIAP+

Resumo

Esta pesquisa partiu do intuito de debater os temas envolvendo gênero, sexualidade e educação na formação de pedagogos, tendo como base a literatura especializada encontrada sobre o assunto. Com vistas a cumprir com o que foi proposto, seguiu por uma abordagem qualitativa de estudo, como também, pelo viés da pesquisa bibliográfica. Assim, foi realizado um levantamento de artigos científicos e publicações em livros em duas bases de dados principais, sendo elas, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar (Google Acadêmico). O principal critério seletivo foi a aproximação dos trabalhos ao tema da pesquisa, a partir da leitura de resumos, objetivos e resultados das obras. Após selecionar os trabalhos mais relevantes, o passo seguinte foi a leitura integral desses materiais, identificando resultados e principais considerações a respeito do tema deste artigo. Resultou da análise o entendimento que o despreparo social com a diversidade de expressões de gênero e de sexualidade se alinha a um desconhecimento não apenas quanto aos temas envolvendo gênero e sexualidade, mas também sobre as tantas possibilidades para se experienciar o gênero e a sexualidade. Trazendo para a formação em pedagogia, compreendeu-se que os conhecimentos em gênero e sexualidade são emergenciais para o fazer dessa atuação na pedagogia, pois, ao entrarem nas instituições educativas, os alunos não retiram o gênero ou a sexualidade de si, eles o acompanham e, portanto, trarão seus questionamentos pessoais para esse espaço escolar. Em conclusão, considera-se necessário refletir de maneira crítica com relação às prioridades curriculares na formação de pedagogos, haja vista que, são profissionais fundamentais na sociedade.

Biografia do Autor

Willame Anderson Simões Rebouças, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-graduando em Educação para a Sexualidade pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia.

Downloads

Publicado

31.07.2023

Como Citar

Rebouças, W. A. S., & Silva, Y. R. C. da. (2023). Tensionamentos entre gênero, sexualidade e educação na formação de pedagogos. COR LGBTQIA+, 1(5), 24–38. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/664

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.