Vivências e (re)existências universitárias pelos direitos LGBTQIA+

Visualizações: 121

Autores

  • Ísis Gois
  • Danilo Fagundes
  • Caetano Goulart
  • Bruna Gabriela Ribaldo
  • Bruno Henrique Rocha
  • Jéssica Moura Ribeiro
  • Magnus Régios Dias-da-Silva
  • Denise Leite Vieira

Palavras-chave:

universidade, diversidade, vivências, LGBTQIA

Resumo

O Brasil é um dos países mais hostis para a população LGBTIQIA+ (BENEVIDES; NOGUEIRA, 2019) e mesmo com avanços político-sociais importantes nas últimas décadas que buscam trazer equidade à população, esta encontra-se distante. É necessária a reflexão de que a população LGBTQIA+ não é uma população hegemônica e, além disso, é perpassada por diferentes vivências e intersecções que impactam divergentemente suas experiências, como raça/cor,  idade, gênero, escolaridade, situação socioeconômica e demais aspectos sociais. A educação básica já se apresenta desafiadora para aquelas pessoas pela qual a expressividade de sua identidade é marcada por violências simbólicas, psicológicas e físicas; mesmo que a educação deva trabalhar com temas transversais a fim de reduzir disparidades sociais na população, há muitas repressões ou desinteresse pela introdução/continuidade dos mesmos na educação. Contudo, a evasão escolar na educação básica e dificuldade de acesso e permanência na educação superior é uma realidade para pessoas  LGBTQIA+, principalmente para as pessoas trans e travestis. O Brasil possui, assim, um cenário de grupos sociais subrepresentados e vulnerabilizados, marcados pelos determinantes sociais da saúde (limitação de acesso à educação, à moradia, à segurança alimentar e nutricional, ao trabalho etc.) e um contexto educacional no nível superior marcado por estudantes de classe média a alta frequentando universidades públicas e gratuitas e, os de classe baixa, majoritariamente negras (pretas e pardas), com escolaridade de qualidade regular a ruim tentando pagar estudos em universidades particulares (HERINGER, 2018).

Downloads

Publicado

27.07.2021

Como Citar

Gois, Ísis, Fagundes, D., Goulart, C., Ribaldo, B. G., Rocha, B. H., Ribeiro, J. M., … Vieira, D. L. (2021). Vivências e (re)existências universitárias pelos direitos LGBTQIA+. COR LGBTQIA+, 1(1), 39–54. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/492

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.