Direito e feminismos

a educação jurídica feminista como prática da liberdade

Visualizações: 61

Autores

  • Marcos Vinicius Sanches Savelli
  • Maria Fernanda Pires
  • Renato Bernardi

Palavras-chave:

ensino jurídico, feminismos, teorias feministas

Resumo

o direito foi construído com base no olhar masculino, o que colocou a mulher em posição secundária e estigmatizada no ordenamento jurídico pátrio. Ou seja, a educação jurídica no Brasil vem apresentando há tempos uma necessidade de uma grande reforma. O artigo tem por objetivo, por meio da pesquisa exploratória e de dados quantitativos e qualitativos, analisar as nuances do patriarcado influenciando na docência jurídica brasileira. Dessa forma, para este estudo foi utilizado o método hipotético-dedutivo, no qual se partiu de premissas maiores a respeito da trajetória do ensino jurídico brasileiro para o entendimento do assunto, até o alcance de premissas menores, analisando, como foco central, as teorias feministas do direito, que surgem como uma proposta de libertação das mulheres e do Direito, recriando suas bases de uma forma isonômica. Portanto, busca entender toda a estrutura do sistema patriarcal e proposições de utilização da educação jurídica feminista como prática da liberdade.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Sanches Savelli

Graduando em Direito pela Universidade Estadual no Norte do Paraná (UENP), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Voluntária (PICV), financiada pela Fundação Araucária e membro do grupo de pesquisa ‘’A intervenção do Estado na vida das pessoas’’ (INTERVEPES)

Maria Fernanda Pires

Graduanda em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiada pela Fundação Araucária e membro do grupo de pesquisa “A intervenção do Estado na vida das pessoas” (INTERVEPES).

Renato Bernardi

Doutor em Direito do Estado (sub-área Direito Tributário)-PUC-SP. Professor efetivo dos cursos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado, Membro da Comissão de Coordenação do Programa de Mestrado em Ciência Jurídica, e coordenador do curso de Direito, todos da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Coordenador do grupo de pesquisa ‘’A intervenção do Estado na vida das pessoas’’ (INTERVEPES).

Downloads

Publicado

29.07.2022

Como Citar

Savelli, M. V. S., Pires, M. F., & Bernardi, R. (2022). Direito e feminismos: a educação jurídica feminista como prática da liberdade. COR LGBTQIA+, 1(3), 277–297. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/547