Trans-identidades e educação

cisnormatividade e políticas para pessoas trans

Visualizações: 200

Autores

  • Keo Silva

Palavras-chave:

cisnormatividade, trans-identidades, educação

Resumo

o presente artigo tem como objetivo problematizar questões emergentes a respeito das transidentidades no campo educacional, onde a questão da evasão/expulsão escolar, assim como as políticas de inclusão para pessoas trans compõem a realidade precária nos espaços de ensino e produção de conhecimento. No ímpeto de estender o debate sobre o campo da produção de conhecimento e das produções feitas por pessoas trans, penso a partir do conceito de cisnormatividade como eixo dessa discussão. Paralelamente, discuto as emergências dos conservadorismos contemporâneos no Brasil e seu impacto nas políticas de inclusão da população trans, perpassando conceitos importantes para o debate, tais como: pânico moral; desigualdade e desempenho; precariedade.

Biografia do Autor

Keo Silva

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - UFSC, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - UFSC, graduado em Ciências Sociais - UFSC. Membro fundador do núcleo de estudos das travestilidades, transexualidades e transgeneridades - NETRANS (ativo entre os anos de 2018 a 2020).

Downloads

Publicado

13.03.2023

Como Citar

Silva, K. (2023). Trans-identidades e educação: cisnormatividade e políticas para pessoas trans. COR LGBTQIA+, 1(4), 94–107. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/574

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.