TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DOS ESTUDOS SOBRE TIC E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Visualizações: 92

Autores

  • Virgínia Renata Vilar da Silva
  • Viviane de Bona

Palavras-chave:

Formação de professores; Tecnologias da informação e comunicação; Representações sociais; Revisão sistemática da literatura.

Resumo

O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) se fortaleceu exponencialmente em escala mundial nas últimas três décadas. As TIC integram-se rapidamente ao cotidiano, modificando hábitos e estabelecendo novos horizontes a inúmeros segmentos da sociedade. Neste cenário, a educação interage com o contexto tecnológico tornando cada vez mais habitual práticas pedagógicas mediadas por ferramentas digitais, fomentando uma potencial ressignificação na formação de professores. O presente trabalho tem como objetivo identificar os fenômenos em representações sociais, apreendidos nos últimos dez anos, acerca das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores. A Teoria das Representações Sociais, propõe o estudo da construção conceitual coletiva por um grupo de indivíduos que reflete com e sobre um determinado objeto de relevância social para este coletivo. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa por meio de uma revisão sistemática da literatura. Esta prática constitui para além da análise literária, um protocolo de pesquisa que admite maior confiabilidade na seleção, mapeamento e análise dos artigos científicos no processo investigativo. Os resultados foram embasados na análise de 18 artigos, provenientes da revisão,  publicados entre os anos 2011 e 2019. Destes, 14 mencionam TIC na formação inicial e 4 na formação continuada. O material foi coletado nas bases de dados ERIC e Scielo e gerenciado com auxílio do software Mendeley. A análise mostra que os trabalhos apresentam proposições em seus resultados que abordam as TIC como estratégias enriquecedoras na educação; formação inicial conduzida por metodologia teórica, com pouca aplicação prática no uso das TIC; formação continuada centrada em ferramentas, considerando em menor proporção fatores didáticos. Os estudos não apontam conceitos negativos significativos na construção da representação social das TIC. Estes resultados oferecem possibilidades para que esse fenômeno continue a ser investigado com outras populações, arranjos ou métodos a fim de apreender novos conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERTO, C. et al. Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial : construção e validação de um questionário resumo : este estudo versa sobre a validação de um questionário aplicado aos licenciandos do primeiro e último ano das licenciatura. Revista Ensaio, v.22, e12346. 2020.

AYALA SÁNCHEZ, F. El trabajo docente mediado con tecnologías de la información y la comunicación en la telesecundaria. Representaciones sociales de profesores / Teaching work mediated with Information and Communication Technologies in Telesecundaria. Social representations. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, v. 8, n. 16, p. 557–579, 2018.

BENADE, Leon. Is the Classroom Obsolete in the Twenty-First Century? Educational Philosophy and Theory, v. 49, n. 8 p. 796-807, 2017.

BONA, V.; ZSCHIESCHE, D. R. O. (Organizadoras). Docência e temas emergentes: percursos metodológicos nos estudos de representações sociais no campo educacional. Recife: Ed. UFPE, 2019.

BONA, V. Representações sociais de autonomia e o uso das tecnologias na prática docente. (Tese de doutorado). Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Recife, 2014.

CHAMON, E. M. Q. DE O. Representações sociais da formação docente em estudantes e professores da educação Básica. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 2, p. 303–312, 2014.

FANTIN, Mônica. RIVOLTELLA Cesare. (Orgs.). Cultura Digital na Escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus. 2012.

GATTI, Bernadete A.; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

ISTENIC STARCIC, Andreja; COTIC, Mara; SOLOMONIDES, Ian; VOLK, Marina Engaging Preservice Primary and Preprimary School Teachers in Digital Storytelling for the Teaching and Learning of Mathematics. British Journal of Educational Technology, V. 47 n. 1, p. 29-50, 2016.

KRETCHMAR, Kerry; SONDEL, Beth; FERRARE, Joseph J. The Power of the Network: Teach for America's Impact on the Deregulation of Teacher Education. Educational Policy, v. 32, n. 3 p. 423-453, 2018.

LATINOAMERICANA, R.; SOCIALES, D. C. La brecha digital: representaciones sociales de docentes en una escuela marginal. Revista Latinoamericana en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 11, n. 1, p. 137–149, 2013.

LÓPEZ DE PARRA, L.; PRADA ARIAS, E. R.; MARÍN ARANGO, D. J. Representaciones sociales sobre prácticas investigativas. Condiciones en la universidad. Entramado, v. 15, n. 1, p. 192–211, 2019.

LÓPEZ GAMBOA, G. E.; CISNEROS-COHERNOUR, E. J.; AGUILAR RIVEROLL, Á. M. Conceptos de éxito y fracaso desde la perspectiva de estudiantes para profesor en formación / Concepts of success and failure from the perspective of students for teacher in training. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, v. 9, n. 18, p. 215–233, 2019.

MÁRQUEZ-RAMOS, Laura; MOURELLE, Estefanía. On the Relationship between Society and Higher Education: What Path Should We Take? Distance Education, v. 39, n.1, p.19-36, 2018.

MULVIHILL, Thalia; SWAMINATHAN, Raji. Creative Qualitative Inquiry: Innovative Graduate Level Pedagogies Shaped by Educational Technologies. Journal of Educational Technology, v. 8, n.3, p. 21-26, 2011.

RAMOS, A.; M. FARIA, P.; FARIA, Á. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17, 12 jul. 2014.

ORDÓÑEZ GÓMEZ, E. E.; PENAGOS MUÑETÓN, N. ¿Cómo se entienden las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en los contextos educativos rural y urbano? Estudio comparativo. Aletheia. Revista de Desarrollo Humano, Educativo y Social Contemporáneo, v. 8, n. 1, p. 44–61, 2016.

ORTIZ, A. J.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. D. O. Ser Professor De Física: Representações Sociais Na Licenciatura. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 21, p. 1–22, 2019.

SANYA PELINI, Eunice. Analysing the Socio-Psychological Construction of Identity among Pre-Service Teachers. Journal of Education for Teaching: International Research and Pedagogy, v. 43, n. 1 p. 61-70, 2017.

TRIVIÑOS, A. N. S. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. In Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

UTULU, Samuel C.; ALONGE, Ayodele. Use of Mobile Phones for Project Based Learning by Undergraduate Students of Nigerian Private Universities. International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology, v. 8 n. 1 p4-15, 2012.

VALENCIA, G. A. G.; PUENTE, S. M. Representaciones sobre el desarrollo del pensamiento crítico en maestros en formación*. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 1–25, 2018.

VESGA, L. DEL S.; VESGA, J. DEL M. Los Docentes Frente a La Incorporación De Las Tic En El Escenario Escolar. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, v. 19, n. 19, p. 247–263, 2013.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

Renata Vilar da Silva, V. ., & de Bona, V. . (2021). TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DOS ESTUDOS SOBRE TIC E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(6). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/218

Edição

Seção

RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES