A PARTICIPAÇÃO INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ALGUMAS IMPLICAÇÕES

Visualizações: 49

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1643

Palavras-chave:

Participação Infantil, Currículo da Educação Infantil, Sociologia da Infância

Resumo

Este trabalho explora a importância da participação ativa das crianças na construção do currículo da educação infantil, destacando as relações de poder e as dinâmicas sociais que influenciam esse processo. Dessa forma, teve-se como objetivo analisar a literatura sobre a participação efetiva das crianças no currículo da educação infantil, com ênfase nas práticas curriculares e nas discussões da sociologia da infância. Para alcançar esse objetivo, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando a revisão integrativa da literatura como principal método de pesquisa. Foram selecionados artigos, livros e teses relevantes das últimas duas décadas, obtidos em bases de dados como Scielo e Google Scholar. Para isso, fundamenta-nos em Apple (2006), Ariès (1981), Arroyo (2013; 2017), Corsaro (2011), Giroux (1997), Heywood (2004), Kohan (2004; 2009), Monteiro (2014; 2019), Oliveira-Formosinho (2004; 2019), Sacristán (2000; 2010), Sarmento (2003; 2005; 2007), Zabalza (1998; 2001), entre outros. Os resultados indicam que a participação infantil no currículo ainda é limitada por relações de poder históricas e culturais que marginalizam as crianças. No entanto, abordagens pedagógicas participativas que valorizam as experiências e perspectivas das crianças podem promover um ambiente educativo mais inclusivo e equitativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge dos Santos Silva, Universidade Federal do Maranhão

Aluno do Programa de Pós-graduação em Educação e Práticas Educacionais (PPGEPE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/CCIm).

Maria Regina dos Santos Costa, Universidade Federal do Maranhão

Aluno do Programa de Pós-graduação em Educação e Práticas Educacionais (PPGEPE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestrado em Educação (UFMA), doutorado em Educação (UFC) e professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Práticas Educacionais (PPGEPE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/CCIm).

Referências

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. – 3. Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2006.

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981.

ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. RJ: Vozes, 2017.

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

CINTRA, Rosana Carla Gonçalves Gomes. Educação infantil: a criança como sujeito de direito, – vamos dialogar sobre isso?. In: CARVALHO, Janaína Nogueira Maia Carvalho [et al.] Orgs. A sociologia da infância: possibilidade/s de voz e ação da criança e sua/s infância (s). - Campo Grande, MS: Ed. UFMS, p. 102-116, 2022.

CORSARO, William A. Sociologia da Infância. Tradução de Lia Gabriele Regius Reis. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FORMOSINHO, João; OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Pedagogias transmissivas e pedagogias participativas na escola de massas. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia;

PASCAL, Christine. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. – Porto Alegre: Penso, p. 3-25, 2019.

GIROUX, Henry. Professores como intelectuais transformadores. In: Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 157-164.

GOBBI, Marcia Aparecida e GALIAN, Claudia Valentina Assumpção e CIARDELLA, Thais Monteiro. Currículo e infância: o olhar das crianças, desde bebês, para a educação infantil e além. Debates em Educação, v. 13, n. 33, p. 168-194, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p168-194. Acesso em: 13 jul. 2024.

HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004.

KOHAN, Walter Omar. Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

KOHAN, Walter Omar. Infância e Filosofia. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVEIA, Maria Cristina S. de (Org.). Estudos da Infância: educação e prática sociais. 2009. p.40-61.

KOHAN, Walter Omar. Visões de filosofia: Infância. ALEA, Rio de Janeiro, vol. 17/2, p. 216-226, jul-dez 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/alea/v17n2/1517-106X-alea-17-02- 00216.pdf. Acesso em: 8 jul. 2024.

MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofias básicas. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Porto Alegre; Artmed, 1999. p. 59-104.

MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza. Educação infantil e currículo: o lugar de crianças, famílias e professoras no currículo de uma instituição de educação infantil de Imperatriz/MA. 2014. 272f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.

MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza. O currículo da educação infantil em face das orientações de um sistema apostilado de ensino. Revista Espaço do Currículo. (online), João Pessoa, v.12, n.2, p. 326-338, maio/ago. 2019.

NOGUEIRA, Edilma Bandeira de Araújo; MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza; MELO, José Carlos de. “Agora a gente vai ser igualzinho a nossa mãe, que fica só arrumando as coisas”: a escuta de crianças nas experiências do cotidiano no espaço educativo. Pesquisas sobre/com crianças. Revista Humanidades e Inovação, Palmas - TO - v.10, n.02, 2023.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, João. A participação guiada: coração da pedagogia da infância? Revista Portuguesa de Pedagogia – Infância: Família, comunidade e educação, Coimbra, v.38, n. 1-3, p. 145-158, 2004.

PEREIRA, Hortência Pessoa; SANTOS, Fábio Viana; MANENTI, Mariana Aguiar. Educação Infantil e currículo: o (não)lugar do brincar nos atos curriculares. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Brasil, São Paulo, v. 7, n. 14, p. e14893, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i14.893. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/893. Acesso em: 13 jul. 2024.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos. Currículo da educação infantil: considerações a partir das experiências das crianças. EDUR - Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, 2018.

SARMENTO, Manoel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2004.

SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina. Políticas Públicas e Participação Infantil. Educação, Sociedade & Culturas, nº 25, p. 183-206, 2007.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e Alteridade: Interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação e Sociedade, n. 26 (91), p. 361-378, 2005.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, V. M. R. de; SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância (in)visível. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de Didática. 2. Ed. Campinas, Papirus, 1992.

ZABALZA, Miguel Angel. Didática da educação infantil. Rio Tinto: Edições ASA, 2001.

ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Silva, J. dos S., Costa, M. R. dos S., & Monteiro, K. B. F. de S. (2024). A PARTICIPAÇÃO INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES . Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1643

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.