O TDAH NO CAMPO DO ENSINO

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Visualizações: 282

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.713

Palabras clave:

Aprendizagem, Ensino, Alunos com TDAH, Revisão bibliográfica

Resumen

Saber como ensinar alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido uma questão recorrente no ambiente escolar e acadêmico. No presente estudo, teve-se como objetivo investigar o que as pesquisas têm apresentado sobre o processo de ensinar e de aprender, tendo em conta as particularidades dos alunos com TDAH. Estruturalmente, a pesquisa foi construída segundo quatro questões que abarcam as conceituações do transtorno: as características de aprendizagem dos alunos com TDAH, as estratégias e as ferramentas de ensino utilizadas, e os relatos dos professores sobre a temática. Para apreendê-las, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, tendo como fonte de busca o Portal de Periódicos da CAPES. Foram localizados 58 artigos, dos quais foram selecionados 17 para análise global dos dados. Os estudos desvelam diferenças significativas nas linhas conceituais sobre o TDAH. Os resultados destacam a importância de utilizar recursos lúdicos, digitais e gerir tempo, espaço e a rotina dos alunos com o transtorno para favorecer a aprendizagem deles. Entretanto, acena para a necessidade de mais pesquisas na área de ensino e formação de professores, de modo a lhes oferecer subsídios para implementar propostas que considerem as particularidades dos alunos com TDAH.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Graziele Meneguetti de Moura, Universidade Federal da Grande Dourados

Aluna do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECMat da Universidade Federal da Grande Dourados.

Renata Viviane Raffa Rodrigues , Universidade Federal da Grande Dourados

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECMat. 

Citas

BENÍCIO, Cineide Maria; MENEZES, Aurelania Maria De Carvalho. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: desafios e possibilidades no espaço escolar. Revista De Psicologia, v. 11, n. 38, p. 375-87, 2017.

BEZERRA, Marcelo Forte; RIBEIRO, Marcelo Silva de Souza. Percepções e práticas de professores frente ao TDAH: uma revisão sistemática na literatura. Revista Intersaberes, v. 15, n. 35, p. 481- 498, 2020.

CAVALCANTE, Suyane Santana; MENDES, Alice Lima Rosa; CASTRO, Juçara Gonçalves De; OLIVEIRA, Ariella Sthefany Silva; NEVES, Silvana Maria Véras; RAMOS, Luís Paulo Alves; OLIVEIRA, Ivani Feitosa de; MEDEIROS, Samyres Batista De; COSTA, Jaiane Oliveira; CORREIA, Rodrigo Feitosa de Oliveira; SILVA, Walleska Suellen do Nascimento; LUSTOSA, Geovanna Mirella Palmer; LOPES, Pablo Henrique Doudement; CARVALHO, Gabriela Dantas; CARVALHO, Ana Flávia Machado de. Análise das dificuldades dos docentes relacionadas ao ensino de criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. 1-10, 2021.

COSTA, Correa.; DORNELES, Adriana, Beatriz Vargas; HOHDE, Luiz Augusto Paim. Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH. Psicologia, Reflexão E Crítica, v. 25, n. 4, p. 1-15, 2012.

COSTA, Camila Rodrigues; MOREIRA, Jaqueline Costa Castilho; SEABRA JÚNIOR, Manoel Osmar. Estratégias de ensino e recursos pedagógicos para o ensino de alunos com TDAH em aulas de Educação Física. Revista Brasileira De Educação Especial, v. 21, n. 1, p. 111-126, 2015.

COUTINHO, Mayara Karolina Alvarenga Recaldes Gomes; ARAUJO, Doracina Aparecida De Castro. A medicalização da vida escolar: incoerências na conceituação do TDAH. Série-estudos, v. 23, n. 47, p. 223-39, 2018.

DIAS, Mara Aparecida De Miranda Batista; ROSA, Rosana Backes Da; PEDROSO, Luciana Vargas; PESSANO, Edward Frederico Castro; DINARDI, Ailton Jesus. Metodologias de ensino e a promoção da inclusão de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): uma análise em dissertações e teses da CAPES. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. 1-9, 2021.

FERREIRA, Patrícia Villa Da Costa. Uma revisão teórica sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e estratégias educacionais de atendimento ao aluno com TDAH. Revista De Psicologia, v. 2, n. 2, p. 1-19, 2011.

FLORES, Jeane Coelho; PEDROSO, Luciana Vargas; PUNTEL, Robson Luiz; FOLMER, Vanderlei. Contributos sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o processo ensino-aprendizagem da criança do ensino fundamental i nos contextos escolar e familiar. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, p. 1-16, 2021.

GONÇALVES, Sineide; FERREIRA, Bárbara Eduarda Barbosa. A convergência tecnológica e digital, o ensino remoto emergencial e os alunos com TDAH que frequentam os anos finais do ensino fundamental. Texto Livre, v. 14, n. 1, p. 1-17, 2021.

FONTANA, Felipe. Técnicas de pesquisa. In. MAZUCATO, Thiago. (org); ZAMBELLO, Aline Vanessa; SOARES, Alessandra Guimarães; TAUIL, Carlos Eduardo; DONZELLI, Cledivaldo Aparecido; FONTANA, Felipe; CHOTOLLI, Wesley Piante. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico, 1. ed. Penápolis, SP: FUNEPE, 2018.

PAULIN, Juliana França Viol; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Ensino e aprendizagem do teorema fundamental do cálculo: algumas reflexões a partir de uma revisão sistemática de literatura. Educação Matemática Pesquisa, v. 21 n. 2, p. 239-263, 2019.

PEDROSO, Luciana Vargas; GRAUP, Susane; BALK, Rodrigo De Souza; CASTRO, Carine Jardim De; AREND, Marcia Helena Rodrigues De Freitas. A influência do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no aprendizado de crianças: uma revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development, v. 10, n .7, p. 1-12, 2021.

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, DF, c2020. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/. Acesso em: 26 de set. 2024.

REIS, Maria Das Graças Faustino; CAMARGO, Dulce Maria Pompêo De. Práticas escolares e desempenho acadêmico de alunos com TDAH. Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, n.1, p. 89-100, 2008.

SANTOS, Cassiane dos; CAVALHEIRI, Jolana Cristina; TREVISAN, Marcela; COSTA, Lediana Dala; TEIXEIRA, Géssica Tuani; PERONDI, Alessandro. Conhecimento e práticas pedagógicas de docentes sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Revista Educação em Saúde, v. 8, n. 1, p. 35–49, 2020.

SILVA, Soeli Batista Da; DIAS, Maria Angélica Dornelles. TDAH na escola estratégias de metodologia para o professor trabalhar em sala de aula. Eventos Pedagógicos, v. 5, n. 4, p. 105-114, 2014.

SILVA, Simone Patrícia Da; SANTOS, Carina Pessoa; OLIVEIRA FILHO, Pedro De. Os significados do TDAH em discursos de docentes dos anos iniciais. Pro-posições, v. 26, n. 2, p. 205-221, 2015.

SILVA, Patrícia De Carvalho Melo; SOUSA, Joana Darc Oliveira De Souza; AQUINO, Paula Thiane Modesto Aquino. Relato de caso/Plano de intervenção: estudante com TDAH. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. S1, p. 955-958, 2016.

SILVA, Cristiane Miquelino Ponciano da; TASSINARI, Ana Maria. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): possibilidades e práticas pedagógicas. Revista Educação, v. 10, n. 1, p. 113-130, 2020.

VICTOR, Liz. Systematic Reviewing. Social research update, University of Surrey, v. 54, p. 1-4, 2008.

Publicado

2024-10-02

Cómo citar

Moura, G. M. de, & Rodrigues , R. V. R. (2024). O TDAH NO CAMPO DO ENSINO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(2), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.713