DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL
O GAÚCHO A PÉ NA AMÉRICA LATINA
Visualizações: 237DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.673Palabras clave:
Peão, CRUZ ALTA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURALResumen
O artigo aborda a trilogia Gaúcho a pé, escrita por Cyro Martins, que retrata a transformação do peão montado em um gaúcho a pé, percorrendo novos caminhos em meio às mudanças sociais no espaço rural e urbano. O autor desconstrói a imagem tradicional do gaúcho valente e feroz, apresentando personagens que vivem em um mundo de incertezas e desigualdades. A identidade do gaúcho é discutida como uma construção social, relacionada ao senso de pertencimento a uma comunidade imaginada, onde força, habilidade com o cavalo e coragem são características valorizadas em meio ao desenvolvimento sociocultural. Essa identidade foi utilizada em discursos políticos e sociais, mas também foi moldada de acordo com os interesses dos grupos dominantes. O objetivo do artigo é refletir criticamente sobre a presença dos peões tropeiros na formação do Rio Grande do Sul, com foco na cidade de Cruz Alta, e a transformação desses peões em gaúchos a pé. A metodologia utilizada consiste em uma revisão bibliográfica sobre temas como peões tropeiros e a identidade do gaúcho a pé.
Descargas
Citas
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. Reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: editora Companhia das Letras, 2008.
MARTINS, Cyro. Sem Rumo. 2a. Ed. revista. Porto Alegre: Movimento, 1977.
______________. Porteira Fechada. Trecho retirado do site <http://www.celpcyro.org.br/v4/Fortuna_Critica/dramaHomensSemTerra.htm.> 2008b.
Acesso: em 29 de março de 2023.
______________. Estrada Nova. Apresentação e notas de Flávio Aguiar. Ed. Comemorativa centenário de Cyro Martins. Porto Alegre: Território das Artes: CORAG, 2008.
NETO, G. H. De bota e bombacha: um estudo antropológico sobre as identidades gaúchas e o tradicionalismo. Texto de dissertação de mestrado. UFSM; Santa Maria, 2009.
__________. O Vaqueano. Disponível em: .
ZAMBERLAM, J.; BAIOCCHI, M.; FLORÃO, S.R. Cruz Alta: as perspectivas do desenvolvimento-um estudo socio-econômico prospectivo. Aprocruz, Cruz Alta, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.