EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS
Visualizações: 227Palabras clave:
Educação Profissional e Tecnológica, aprendizagem significativa, mapas conceituais, lógica de programação.Resumen
A disciplina lógica de programação é fundamental no curso Superior de Ciências da Computação, apresentando elevado grau de dificuldade de aprendizagem. O presente trabalho discute os desafios do ensino de lógica de programação e parte do pressuposto que o uso de mapas conceituais pode ser uma alternativa facilitadora da aprendizagem significativa. A metodologia utilizada é a demonstração e o relato de um exemplo de mapa conceitual criado para evidenciar e esmiuçar sucintamente os conceitos da disciplina. Os resultados apontam que a metodologia se mostrou eficiente ao proporcionar a produção de um material didático potencialmente significativo e dinâmico, capaz de provocar alterações positivas na estrutura cognitiva do
aprendiz.
Descargas
Citas
AUSUBEL, D. P., Novak, J. D., Hanesian, H. Psicologia educacional. 2ed., Rio de Janeiro: Interamericana. 625p, 1980.
AVIZ JUNIOR, A.A. (2007). A Aprendizagem de Algoritmos: Uma experiência no curso de Tecnologia em Informática do CEFET-PA. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém.
LEMOS E.S. A aprendizagem significativa: estratégias facilitadoras e avaliação. Série Estudos – Periódico do Mestrado de Educação da UCDB, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, n.21, p.53-66, 2006.
MOREIRA, M.A. Mapas conceituais como instrumentos para promover a diferenciação conceitual progressiva e a reconciliação integrativa. Ciência & Cultura, São Paulo, v. 32, n. 4, p. 474-479,1980.
______. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. En M. A. Moreira, C. Caballero Sahelices y M.L. Rodríguez Palmero, Eds. Actas del II Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo. Universidad de Burgos. P.19-44, 1997.
______. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UnB. 1999.
______. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro Editora, 2010.
NOVAK, J.D. e GOWIN, D.B. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Tradução de Learning how to learn. (1984). Ithaca, N.Y.: Cornell University Press, 1996.
PETEROSSI, H.G. Subsídios ao estudo da Educação Profissional e Tecnológica São. Paulo, Centro Paula Souza, 2016. ROCHA, H. V. . Representações Computacionais Auxiliares ao Entendimento de Conceitos de Programação Logo. In: Valente, J. (ed.). (Org.).
Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. 1 ed. Campinas, SP: UNICAMP, v. 1, p. 395-416, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.