INSTRUMENTOS QUE SUBSIDIAM EDUCADORES/AS PARA A ABORDAGEM SOBRE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Visualizações: 208

Autores/as

  • Lisiani Guimarães Scalco Universidade Federal do Pampa
  • Jaqueline Carvalho Quadrado Universidade Federal do Pampa

Palabras clave:

Violência de Gênero, Saúde Pública, Escola

Resumen

O presente trabalho apresenta os instrumentos que poderão subsidiar educadores/as para a abordagem sobra a prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher no contexto escolar, de forma segura, desde que desejem defender uma agenda democrática e plural que busque a formação para a uma real e igualitária cidadania. Sabe-se que a violência de gênero se expressa por meio de comportamentos engessados histórica e culturalmente e, portanto, tornou-se um problema de saúde pública. Nesse sentido, busca-se demonstrar que violência é um problema que ainda perdura e que exige sua erradicação, sendo importante subsidiar educadores/as para que exerçam os seus papeis na escola, de fora tranquila e fundamentada nos instrumentos que trazem previsões sobre as questões de gênero. Assim, espera-se que este trabalho colabore, mesmo que de forma singela para que que educadores possam sentirem-se seguros para defender uma agenda democrática e plural que busque a formação para a cidadania, procurando compreender o contexto atual e refletindo sobre as possíveis resistências à guinada conservadora em curso no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lisiani Guimarães Scalco, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais- 1997/II UNISINOS- São Leopoldo-RS, Especialista em Direito- Área de concentração em Direito Público Municipal – 2004/II- UNIJUI Campus Ijuí – RS, Pós-graduanda em Conciliação e Mediação pelo Centro de Mediadores - Instituto de Ensino, Mestranda Em Políticas Públicas – PPGPP, UNIPAMPA – São Borja, Advogada atuante desde 1998, conciliadora e Mediadora Judicial certificada pelo CNJ.

Jaqueline Carvalho Quadrado , Universidade Federal do Pampa

Doutora  em  Sociologia  pela  Universidade  de  Brasília,  Mestre  em  Serviço  Social  pela  Pontifícia  Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Bacharel em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas, Professora do Programa  de  Pós  Graduação  em  Políticas  Públicas,  pela  Universidade  Federal  do  Pampa,  campus  São  Borja. Pesquisa sobre Análise de Programas, Projetos e Políticas Governamentais.

Citas

BRASIL. . Base Nacional Comum Curricular (BNCC). http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em 15 05/2021.

BRASIL. Decreto nº 19.841/45. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/d19841.htm.Acesso em 23/03/2021.

BRASIL. Parâmetros Nacionais Curriculares. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf> Acesso em 04/05/2021.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12579:educacao-infantil > Acesso em 04/05/202.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf > Acesso em 04/05/2021.

BRASIL. Diretrizes Nacionais Curriculares para o Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003- 18/file#:~:text=2%C2%BA%20As%20Diretrizes%20Curriculares%20Nacionais,Federal%20 e%20dos%20Munic%C3%ADpios%20 na Acesso 04/05/2021.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf > Acesso em 04/05/2021.

BRASIL. Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/diretrizes- nacionais-para-a-educacao-em-direitos-humanos > Acesso em 04/05/2021.

BRASIL.Lei nº. 11.340, de 7 de agosto de 2006. Lei Maria da Penha - Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm> acesso em 29/11/2020.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013- pdf/file – acesso em 15/05/2021.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Tradução de Sérgio Milliet. 4.ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.

DAHLBERG, Linda L; KRUG, Etienne G. Violência: um problema global de saúde pública. Ciência & Saúde Coletiva, 11(Sup): 1163-1178, 2007.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido (62a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

GIFFIN, Karen. Violência de Gênero, Sexualidade e Saúde. Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 10 (supl. 1): 146-155, 1994.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

OMS: World Health Organization. Global consultation on violence and health.Violence: a public health priority. Geneva: WHO; 1996 (document WHO/EHA/ SPI.POA.2).

ROCHA, Wellington. OMS Classifica violência contra mulher como problema de saúde global. Envolverde, Jornalismo & Sustentabilidade, São Paulo, 20 jun. 2013. Disponível em: <http://www.envolverde.com.br/saude/oms-classifica-

-violencia-contra-mulher-como-problema-de-saude-global/>. Acesso em: 26/08/2021.

SANTOS, Magda Guadalupe dos. Simone de Beauvoir. “Não se nasce mulher, torna-se mulher”. Revista Sapere Aude, v. 1, n. 2. 2º Semestre de 2010.

SAYÃO, Deborah Thomé. Corpo, poder e dominação: um diálogo com Michelle Perrot e Pierre Bourdieu. Perspectiva. Florianópolis, v.21, n.01, p. 121-149, jan./jun.2003 .

SEVILLA, G.; SEFFNER, F. A guinada conservadora na educação: reflexões sobre o novo contexto político e suas reverberações para a abordagem de gênero e sexualidade na escola. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 11 & WOMEN’S WORLDS

CONGRESS, 13, 2017, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: UFSC, 2017.

SILVA, Diana Melo. GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Anais Educon 2020, São Cristóvão/SE, v. 14, n. 5, p. 1-17, set. 2020.

SILVA, Caroline Fernanda Santos da; MORAES, Andriele Rodrigues; ROCHA, Katia Glashorester da Silva. Violência de Gênero no Contexto Escolar: refletindo sobre estratégias de enfrentamento através da extensão universitária. Revista Expressa Extensão, v. 22, n.2, 2017.

SOUSA, Karla Cristhina Soares. Tornar-se mulher: feminismo existencialista e performatividade de Gênero. Dissertação de Mestrado. UFBA, 2016, Salvador.

SOUZA, Sérgio Ricardo de. LEI MAIA DA PENHA COMENTADA- Sob a nova perspectiva dos Direitos Humanos, 6º Ed., Juruá, 2019.

Publicado

2023-03-17

Cómo citar

Guimarães Scalco, L. ., & Carvalho Quadrado , J. . (2023). INSTRUMENTOS QUE SUBSIDIAM EDUCADORES/AS PARA A ABORDAGEM SOBRE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 4(6), 14–33. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/579

Artículos más leídos del mismo autor/a