INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA
ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO
Visualizações: 441DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.457Palabras clave:
Interdisciplinaridade, Paradigma da Complexidade, Formação Docente na EscolaResumen
Este artigo tem como objetivo analisar a compreensão de professores sobre Oficinas Pedagógicas Interdisciplinares (OPI) vivenciadas em uma escola pública, tecendo relações comparativas com práticas docentes disciplinares. Nessa escola, foi desenvolvido um projeto político pedagógico que inclui formação continuada dos professores em ação visando implementar um currículo escolar interdisciplinar, na perspectiva da educação integral. A interdisciplinaridade se constituiu como eixo importante para o projeto político pedagógico da escola, assumindo como base epistemológica o paradigma da complexidade e buscando promover interações entre disciplinas, professores, estudantes e gestores da escola. A metodologia tomou por base o relato etnográfico e a pesquisa-ação envolvendo professores engajados em um modelo de ensino por projeto, e o impacto de uma abordagem interdisciplinar na prática desses professores foi avaliado a partir de respostas individuais a um questionário aplicado a três professoras e um relatório de atividades elaborado por um professor. Os resultados mostraram que os docentes valorizaram as ações e metodologia das OPIs, reconheceram os limites do modelo de ensino tradicional, ressignificaram aspectos da sala de aula disciplinar, e promoveram articulações coletivas que contribuíram para uma prática docente que favoreceu uma visão ampliada do mundo real, tal como preconizado no paradigma da complexidade aplicado ao campo educacional.
Descargas
Citas
ALFONSO – GOLDFARB, Ana Maria; FERRAZ, Marcia Helena Mendes; BELTRAN, Maria Helena Roxo. A historiografia contemporânea e as ciências da matéria: uma longa rota cheias de percalços. In: ALFONSO – GOLDFARB, Ana Maria; BELTRAN, Maria Helena Roxo (orgs.). Escrevendo a História da Ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas. São Paulo: EDUC/ Livraria Editora da Física/Fapesp, 2004, 229p.
ALMEIDA Maria Angela Vasconcelos de; BASTOS Heloisa Flora Brasil Nóbrega. Oficinas pedagógicas interdisciplinares como estratégia para a introdução de um modelo de ensino interdisciplinar. Atas do V ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, SP, 2005.
ALMEIDA Maria Angela Vasconcelos de; BASTOS Heloisa Flora Brasil Nóbrega. Nova Didática das Ciências e a Reforma do Ensino Médio: Por Dentro de uma Escola Pública. Contexto & Educação, ano 22 (Jan./Jun), n.77, p. 213-240. 2007.
ALMEIDA Maria Angela Vasconcelos de; AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do; BARBOSA Lúcia Falcão; MELO, Sandra Helena Dias de. Ampliando a Formação ao Contexto Escolar: A Implantação de uma Escola de Formação Docente e Discente em Pernambuco. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, Laranjeiras, SE, 2010.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 18. ed. Campinas: Papirus, 2012. 128p.
AUBERT, Jean-Marie. Filosofia da Natureza: Propedéutica para uma visión cristiana del mundo. 8ª ed., Barcelona: Herder, 2001. 428p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida: uma nova compreensão científica dos seres vivos. Tradução: Newton Roberval Eichemberg, 10º reimp. da 1ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2006. 256p.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas: Papirus, 2012. 143p.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber, Rio de Janeiro: Imago Editora Limitada, 1976. 220p.
KEMMIS, Stephen; WILKINSON, Mervyn. A pesquisa-ação participativa e o estudo da prática. In: DINIZ-PEREIRA E.; ZEICHNER, M. K. (orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. 2ª ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. 175p.
KUHN, Thomas Samuel. A Tensão Essencial. Tradução: Rui Pacheco, ver. Artur Morão. Lisboa: Edições 70 Lda. Lisboa: Portugal, 1977. 420p.
KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. Tradução: Beatriz Viana Boeira; Nelson Boeira, 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. 260p.
LOPES, Alice Casimiro. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Revista Retrato da Escola, Brasília, v.13, n.25, p.59-75. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.963
MATURANA, Humberto R. Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Tradução: Cristina Magro; Victor Paredes, 2ª reimp., Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006. 200p.
MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J. A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Tradução: Humberto Mariotti; Lia Diskin. 9ª ed., São Paulo: Palas Athenas, 2011. 272p.
MORAES, Maria Cândida, Ambientes de aprendizagem como expressão de convivência e Transformação. In: Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação: teoria e prática docente. MORAES, M. C.; NAVAS, J. M. B. (orgs.). Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010. 258p.
MORIN, Edgar. O Método V. A Humanidade da Humanidade: a identidade humana. Tradução: José Espadeiro Martins. Portugal: Tito Lyon de Castro, 2003. 299p.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução: Maria. D. A. e Maria A. S. D. 8. ed. revista e modificada pelo autor. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 350p.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução: Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulinas, 2011. 120p.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução: Lucia Pereira de Souza. São Paulo: TRIOM, 1999. 167p.
OLIVEIRA, Verônica Macário de; VALADÃO, José de Arimatéia Dias. Entre a simplificação e a complexidade, a heterogeneidade: Teoria Ator-Rede e uma nova epistemologia para os estudos organizacionais. Cadernos EBAPE.BR, v. 15, nº 4, Artigo 7, Rio de Janeiro, Out./Dez. 2017. 883-899 DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395154992
POMBO, Olga. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2004. 203p.
PORLÁN ARIZA, Rafael. Didáctica de las ciencias con consciencia: Conscious Science Education. Enseñanza de las ciências, Enseñanza de las Ciencias. no. 36.3, 2018: p. 5-22. Disponível em: https://ensciencias.uab.es/article/view/v36-n3-porlan. Acesso em: 01 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2795
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
SOMMERMAN, Américo. Inter ou Transdisciplinaridade? Da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. 2ª ed. São Paulo: PAULUS, 2008. 74p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.