GUASQUERIA

ARTESANATO, MEMÓRIA E IDENTIDADE

Visualizações: 325

Autores/as

Palabras clave:

Guasqueria, Artesanato, Memória

Resumen

A guasqueria é um ofício artesanal realizado especialmente por sujeitos que estão relacionados ao saber-fazer de práticas campeiras. Principalmente as ligadas ao cavalo, uma vez que, os aparatos de montaria como selas, cordas, freios, rebenques e outros são feitos com couro-cru a matéria prima da guasqueria. Os sujeitos praticantes deste ofício são chamados de guasqueiros no Rio Grande do Sul (Brasil) e de guasqueros, sogueros e tranzadores no Uruguai. Seus produtores criam peças em couro cru, utilizando principalmente a técnica de tentos. Estabelecendo assim uma forte ligação entre o homem e o animal. Nesse sentido este texto tem por objetivo refletir acerca da produção de guasqueria em região de fronteira, com foco em Jaguarão-RS, considerando as memórias dos guasqueiros, a influência do mercado na construção dos objetos e adoção de novas técnicas para criar guasqueria. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa, com entrevista semiestruturada com guasqueiros da cidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Porto Machado, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL). Pesquisa sobre artesanato guasqueria.

Eduarda Porto Machado, Universidade Federal do Pampa

Graduanda no curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão.

Citas

BERGSON, Henri. Matéria e Memória. Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. SP: Martins Fontes, 1999.

BOSI, Ecléia. Memória e Sociedade: Lembrança de velhos. SP: Companhia das Letras, 1985. CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2001.

FLORES, Luis Alberto. El Guasquero: Trenzados Criollos. Buenos Aires: Cesarini Hermanos, 1960.

KUMAR, Krishan. Modernidade e Pós-modernidade I: A idéia do moderno. In: Da sociedade Pós-industrial à Sociedade Pós-Moderna. Rio de Janeiro, Zahar, 1996.

LUVIZZOTO, Caroline Kraus. As tradições gaúchas e sua racionalização na modernidade tardia. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Ed. Centauro, 2004.

MACHADO, Juliana; COLVERO, Ronaldo. O Artesanato em couro cru: guasqueria, identidade e tradição no século XXI. Geosul, Florianópolis, v. 33, n. 69, 2018.

Publicado

2023-01-03

Cómo citar

Porto Machado, J. ., & Porto Machado, E. . (2023). GUASQUERIA: ARTESANATO, MEMÓRIA E IDENTIDADE. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 4(4), 155–169. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/438

Número

Sección

DOSSIÊ RELAÇÕES DE FRONTEIRAS E INTERDISCIPLINARIDADE

Artículos similares

1 2 3 4 5 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.