APRESENTAÇÃO DOSSIÊ RELAÇÕES DE FRONTEIRAS E INTERDISCIPLINARIDADE
Visualizações: 149Palabras clave:
Apresentação, Dossiê, Relações de Fronteiras, InterdisciplinaridadeResumen
O folhear das páginas exala essências do passado, do presente e do futuro. Remete-nos a cenários desconhecidos para a maioria, mas que conseguimos nos imaginar neles imersos através das linhas construídas na obra; simultaneamente, coloca-nos diante do atual concreto, e nos empurra para a reflexão sobre o porvir.
Estas afirmações poderiam resumir a apresentação do dossiê que ora é ofertada ao (à) leitor (a).
De fato, sua leitura torna possível ver-se frente a coluna de basalto de mais de dois metros de altura, e questionar-se sobre o que tal monumento, denominado de marco missioneiro, é capaz de transmitir e questionar. Neste mesmo contexto, pode-se direcionar os olhos para algum “responsador” que, por meio de sua fé, auxilia na localização de objetos e animais perdidos, ou, se mirar em outra direção, deparar-se com o ofício artesanal que constrói peças em couro, a guasqueria. Ainda, a quem desbrava o dossiê com a mente inquieta e aberta, postura típica dos perseguidores de conhecimento, abre-se a possibilidade de verificar como os caciques, ou “cabildos”, continuaram a exercer poder dentro dos grupos de povos originários, mesmo com as reduções jesuíticas já instaladas.
O passeio requer fôlego, algo inerente aos pesquisadores e às pesquisadoras que contribuem com seus olhares atentos, oriundos de diversos campos do conhecimento. Fôlego, justamente por sua diversidade e riqueza, as quais permitem um mergulho em temas distintos, mas que convergem em questões de memória e patrimônio. Não por acaso, o dossiê aborda precedentes históricos acerca da universalização dos direitos humanos (não se olvide, neste particular, que o patrimônio cultural é tido como direito fundamental da Lei Maior do Estado brasileiro). Não por acaso, questiona o fazer e o saber interdisciplinar. Não por acaso, incursiona por problemáticas caras ao passado, que apresentam sólidas implicações no presente.
Descargas
Citas
Não se aplica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.