O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE E AS DISCUSSÕES REALIZADAS EM TRABALHOS CIENTÍFICOS NO PERÍODO DE 2015-2023
Visualizações: 384DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.367Palabras clave:
Ensino Fundamental nove anos, Relações, Impactos, Percepções, ImplantaçãoResumen
Ao longo dos anos, inúmeras transformações têm marcado o processo educacional, a ampliação do Ensino Fundamental foi uma delas. Buscando compreender como essas transformações têm sido recebidas e qual a compreensão do tema no ambiente acadêmico, esta pesquisa analisa publicações acadêmicas, especificamente, teses e dissertações que trataram a temática nos últimos cinco anos, entre 2015 a 2020. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica, orientada pela exploração de dados disponíveis on-line. Para levantamento dos dados utilizamos a base de dados da BDTD (Biblioteca brasileira de Teses e Dissertações), com um olhar para trabalhos cujo objeto de pesquisa tenha sio o ensino fundamental de nove anos, dessa forma, os descritores utilizados foram “ensino fundamental de nove anos”, os quais resultaram na análise de 12 trabalhos. A partir da análise dos textos selecionados, surgiram três categorias centrais, as quais se complementam, proporcionando uma visão panorâmica do Ensino Fundamental de nove anos, compreendendo a amplitude e a especificidade do tema. Os resultados apontam que o Ensino Fundamental de nove anos talvez não represente efetivamente um ganho substancial no desenvolvimento de crianças pequenas, como previsto pelo MEC; porém, é uma realidade consolidada, mas que precisa de constante aperfeiçoamento.
Descargas
Citas
BRASIL. INEP. Censo Escolar. Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – Inep. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar. Acesso em 30 nov. 2021.
BRASIL. Lei 11.274 de fevereiro de 2006. Diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm . Acesso em: 25 nov. 2020.
BRASIL. Ensino Fundamental de nove anos orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica. 136 f. 2º Ed. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf . Acesso em 30 nov. 2020.
CAMPOS, Flávia Roberta Velasco. O terceiro ano do ciclo de alfabetização no Ensino Fundamental de nove anos: o que dizem alunos e professores. 2015. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista. Araraquara, SP. 2015.
BEZERRA, Adma Soares. A infância no universo do 1º ano do ensino fundamental de nove anos obrigatório: o que revelam as crianças? 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea). Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru. 2016
CANEVER, Eliege Alves Demetrio. A inserção da criança de seis anos no ensino fundamental de nove anos: Uma estratégia para delicadamente iniciar relacionamentos e comunicações. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão, SC. 2017.
CECHINEL, Andre; FONTANA Silvia Aparecida Pereira; GIUSTINA Kelli Pazeto Della;
PEREIRA, Antonio Serafim; PRADO Silvia Salvador do. UNESC ESTUDO/ANÁLISE DOCUMENTAL: UMA REVISÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA. Criciúma, v. 5, nº1, janeiro/Junho 2016. Criar Educação – PPGE – UNESC. DOI: https://doi.org/10.18616/ce.v5i1.2446
ESTRELA, Sineide Cerqueira.; ANDRADE, Maria Eurácia Barreto. A inclusão de crianças de Seis Anos no Ensino Fundamental. Editora CRV, 2015. DOI: https://doi.org/10.24824/978854440307.5
KRAMER, Sônia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil é fundamental. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96 - Especial, p. 797-818, out, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300009
LEMA, Andressa Caroline Francisco. Agora é para alfabetizar, sim ou não? Análise dos discursos especializados sobre a idade certa para iniciar a alfabetização no contexto da ampliação do ensino fundamental de nove anos. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.
MACHADO, Rosangela Aparecida dos Reis. A implementação do Ensino Fundamental de nove anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. 2016. 165f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Nove de Junho. São Paulo, 2016
MENDES, Talita. A inserção da criança de seis anos no ensino fundamental de nove anos: Uma estratégia para delicadamente iniciar relacionamentos e comunicações. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente. 2017.
MENDONÇA, Márcia Cristina Meneghin. A proposta curricular para o ensino fundamental de nove anos e a prática docente: um estudo sobre a rede municipal de Juiz de Fora. 2017. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, SP. 2017
PERETTI, Tatiana. Perspectivas de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental de nove anos. 2016. 250 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Fronteira Sul. Chapecó, SC. 2016.
PUGLIESE, Ebe Camargo. Implantação do Ensino Fundamental de nove anos e mudança educacional: estudo de duas experiências escolares no município de Taubaté/SP.2016. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo. São Paulo, SP. 2016.
RONSONI, Marcelo Luis. O Ensino Fundamental de Nove Anos: uma análise da implantação no Sistema Municipal de Ensino de Santa Maria/RS. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia - ESBPq - Políticas e práticas educativas: desafios da aprendizagem, 2009, Curitiba.
SILVA, Jaqueline Cristina da. Política de ampliação do ensino fundamental para nove anos: percepções de professoras de uma escola da rede municipal de São Carlos-SP. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos. São Paulo, SP. 2020.
VIEIRA, Fabiana de Fatima. Avaliação do Ensino Fundamental de nove anos. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado em Demografia). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG. 2015.
VILARINO, Josiane Benedito. O Ensino Fundamental de nove anos: as concepções das professoras a respeito dos três primeiros anos para o processo de aquisição da leitura e da escrita. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.