GILDO ALOYSIUS SCHUCK: UMA BREVE, PORÉM INTENSA VIDA
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Biografia; Educação Pública; Historiografia da Educação; Laranjeiras do Sul - PR.Resumen
Este trabalho, de natureza biográfica e situado na área da historiografia da Educação, apresenta a trajetória pessoal e profissional do gaúcho Gildo Aloysius Schuck (1936 – 1963), objetivando relatar sua história estabelecendo relações com a história da educação do município de Laranjeiras do Sul/PR. Natural da comunidade de Linha Arlindo em Venâncio Aires/RS, foi alfabetizado em alemão, língua falada pela família. Por influência materna, frequentou o Seminário até concluir o Colegial. Convencido de que a vida sacerdotal não era sua vocação, no ano de 1957 deixou o Seminário e chegou ao Paraná tornando-se professor na Escola Normal Regional Floriano Peixoto em Laranjeiras do Sul. Fluente em alemão e latim, era exigente em relação a Língua Portuguesa, disciplina que ministrava. Embora seu nível de ensino fosse ligeiramente mais alto que de seus alunos, a falta de formação em nível superior era situação corriqueira entre os docentes do município em meados do século XX. Envolvido
com as questões da comunidade, escreveu artigos para o jornal local debatendo assuntos relevantes, tornou-se comerciante e estava concluindo a graduação em Ciências Contábeis em Curitiba/PR. Havia sido indicado para assumir a chefia da 46ª Inspetoria Regional de Ensino quando morreu precocemente, aos 27 anos, vítima de choque pós operatório. No entanto, sua passagem pelo município foi significativa para a comunidade que, no início da década de 1980, o homenageou como patrono da instituição que ele havia trabalhado, originando o atual Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck – Ensino Médio e Normal. A metodologia que o alicerça recorreu a entrevistas com familiares, ex-alunos e colegas, análise de fontes documentais localizadas em acervos públicos e privados e legislação do período. Conclui-se que desvelar parte da vida profissional e pessoal deste docente trará
elementos que contribuirão para a compreensão da história e historiografia da educação local.
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Citas
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