O JORNAL “A PACOTILHA” E OS ECOS DA ASSISTÊNCIA CIENTÍFICA À INFÂNCIA NO MARANHÃO (1911)
Visualizações: 117Palabras clave:
jornal, infância, Maranhão, RepúblicaResumen
A pesquisa propõe investigar a participação do Jornal A Pacotilha nos discursos sobre a infância pobre no Maranhão, na primeira república, que ecoava pelo país anseios nacionalistas de proteção e amparo das crianças. A filantropia e os discursos higienistas demarcaram o tempo de inserção de instituições assistenciais nos estados que, pautados na experiência do Rio de Janeiro em 1901, reproduzem discursos, partindo dos ideais propostos pelo Dr. Moncorvo Filho. Partindo da análise documental da coluna Infância Desvalida, semanalmente publicada no jornal, objetiva-se compreender as práticas governamentais e da elite local para consolidarem os anseios republicanos e construírem espaços de governo das pessoas que estavam fora dos padrões nacionalistas. Nos estudos de Gondra e Schueler (2008), Rizzini (1993) e Lima (1951), encontram-se análises sobre as sociedades, o poder, a educação das crianças por meio da institucionalização e a assistência científica, na fala de seus representantes. Com os resultados dessas análises, pretende-se ampliar os estudos sobre políticas assistenciais para as crianças pobres maranhenses, evidenciando a participação dos impressos periódicos na divulgação dos propósitos filantrópicos de higiene e educação infantil durante a Primeira república.
Descargas
Citas
CAPELATO, Maria Helena. Imprensa e História do Brasil. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1988.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2015.
GONDRA, José Gonçalves, SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
JORGE, Sebastião. A imprensa no Maranhão no século XIX (1821 – 1900). São Luis, MA: Lithograf, 2008.
LIMA, Olavo Correia. História da Assistência à Infância no Maranhão. Revista do Instituto Histórico-Geográfico do Maranhão. Nº3. Ano XXVIII. Agosto de 1951.
MARCILIO, Maria Luiza. História Social da Criança Abandonada. São Paulo: Hucitec, 2006.
MEIRELES, Mário Martins. Dez estudos históricos. São Luís: ALUMAR, 1994.
MEIRELES, Mário Martins. História do Maranhão. São Luís: Academia Maranhense de Letras, 2015.
NASCIMENTO, Rita de Cássia Gomes. Pelas Crianças Desvalidas: o Instituto de Assistência à Infância do Maranhão nas primeiras décadas do século XX. Monografia (Graduação em História) – Universidade Estadual do Maranhão, 2007.
RIZZINI, Irma. História da Assistência no Brasil: uma análise de sua construção. Rio de Janeiro: Editora Universidade Santa Úrsula, 1993.
SALAZAR, Denise Cristina da Silva Campos; MELO, Salânia Maria Barbosa. Caminhos da Educação: Instituto de Assistência a Infância no Maranhão. Anais XVII Congresso de História da Educação do Ceará. V.1, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.